8 Estrelas de Cinema sobre Rodas

O cinema e o automóvel sempre mantiveram uma relação privilegiada, que o diga a saga do mais célebre agente secreto. Mas não só. Os filmes são um bom exemplo de publicidade automóvel, onde muitas marcas ganham popularidade pelos automóveis que entram nas cenas. Muitos deles tornam-se estrelas de um determinado filme, assumindo o papel principal. Vale a pena recordar alguns deles.

Volkswagen Beetle em “Herbie

Herbie, o carocha da Volkswagen, foi uma das primeiras estrelas sobre rodas a brilhar na sétima arte. Um carro cheio de personalidade, que nos leva literalmente numa viagem pela relação entre homem e máquina

Aston Martin DB5 em “007 Contra Goldfinger

Este automóvel nem precisa de apresentações. Aston Martin DB5 e James Bond, está tudo dito. Este modelo apareceu pela primeira vez no filme Goldfinger, de 1964. Existe no entanto uma curiosidade, foi graças à mesquinhez de William Lyons, o então patrão da jaguar, que o DB5 foi escolhido para o filme, quando este recusou ceder gratuitamente um Jaguar Type E à produção. Este foi o primeiro carro repleto de truques: mudava o número da placa de matrícula, tinha metralhadoras, vidro à prova de bala, teto removível e cortina de fumo. Que só poderiam ser experimentadas pelo agente secreto mais famoso do mundo.

Ford Mustang em “Bullitt”

Conduzido pelo “petrolhead” Steve McQueen, este Muscle Car encarnou uma das perseguições mais inesquecível do cinema. Ao longo de onze minutos este Mustang GT Fastback perseguiu o Dodge Charger dos maus da fita pelas ruas de São Francisco. Este mustang tinha uma particularidade todos os logotipos da marca foram retirados, pois a Ford recusou ceder os veículos para as filmagens.

Mini Cooper em “Um Golpe em Itália

Estamos em 1969, o ano da estreia “Um golpe em Itália”. Este é um dos melhores filmes tendo como protagonista principal um automóvel, neste caso concreto são três Mini Cooper S. Estes fazem parte dum engenhoso plano para roubar a máfia italiana.

Plymouth Fury em “Christine, O Carro Assassino

Fury como fúria! Nunca um automóvel teve um nome tao bem posto como este Plymouth do filme fantástico de John Carpenter. Um carro cheio de personalidade, ciumento e possessivo que ganha vida própria, eliminando os seus inimigos um a um. Para a realização deste filme foram necessários nada mais nada menos que 25 Plymouth Fury.

Ford Falcon XB em “Mad Max”

A saga Mad Max teve bastante sucesso nos anos 80, onde foram utilizados vários Ford Falcon pela polícia. Mas a estrela do filme é o Ford Falcon XB GT Coupé de 1973, utilizado por Mel Gibson, bastante modificado. Inicialmente o carro escolhido era o Ford Mustang, mas devido ao orçamento limitado a escolha acabou por recair sobre este Falcon, que seria utilizado nos filmes seguintes, em Mad Max 2 e no Fury Road de 2015.

Checker Taxi em “Taxi Driver”

O Checker Taxi é um dos modelos de táxi mais famosos do mundo, a par dos táxis londrinos, foi também protagonista de um filme culto. Realizado por Martin Scorsese e com Robert De Niro no papel principal, “Taxi Driver” é um dos filmes mais aclamados pela crítica.

Delorean DMC-12, da saga ”Regresso ao Futuro”

Obviamente que não poderia faltar nesta lista, o DeLorean DMC-12, um automóvel que ficou extremamente conhecido, após a sua utilização no filme “Back to the Future”, como máquina do tempo. Às vezes fica-se com a clara sensação este DeLorean é ainda mais famoso do que o herói do filme, Marty McFly interpretado por Michael J. Fox. Por mais inacreditável que possa parecer, a máquina do tempo originalmente deveria ser um frigorífico. Mas Robert Zemeckis e Bob Gale, que haviam escrito o argumento, logo perceberam a falta de carisma do objeto, e foi por esta altura que descobriram o DeLorean DMC -12, um carro desportivo que ele ostentava uma linha futurista assinada por Giugiaro, cujo impacto visual foi reforçado por extraordinárias portas do tipo borboleta. Desenvolvido pela Lotus e fabricado na Irlanda, este possuía muitos recursos para ser bem-sucedido, mas tal acabou por não acontecer.

Vive a Tua Paixão!

One thought on “8 Estrelas de Cinema sobre Rodas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s