Dacia Spring – O Low-cost Volta a Atacar!

Lembram-se quando a Dacia anunciava que iria revolucionar o mercado com o Logan. Pois bem, quinze anos mais tarde aí está o Dacia Sandero confortavelmente instalado como o automóvel mais vendido a clientes particulares na Europa. Uma estratégia que a marca romena pretende repetir com o Dacia Spring, o primeiro modelo 100% elétrico. E sinceramente o sucesso pode voltar a repetir-se.

Ao chegar aos comandos do grupo Renault, Luca de Meo sabia que o esperava um grupo em dificuldades principalmente a Renault. Mas nem tudo estava mau. descobriu uma pepita no grupo e ficou agradavelmente surpreendido com a rentabilidade da Dacia. Assim uma das suas primeiras decisões foi a desenvolver a gama da marca romena .

A Dacia por seu lado já tinha o trabalho adiantado e apresentou ao seu novo diretor geral uma novidade. E não uma novidade qualquer, o seu primeiro modelo elétrico com o qual pretende mais uma vez revolucionar o mercado. A marca romena quer que o Dacia Spring seja o automóvel elétrico mais barato da Europa.

Para atingir o objetivo a que se propõe a Dacia deverá recorrer aos meios disponíveis no grupo. O Dacia Spring é assim a versão europeia do Renault City k-Ze fabricado e destinado ao mercado chinês. Apesar das reduzidas dimensões exteriores — 3,734 m de comprimento; 1,622 m de largura; 1,516 m de altura e 2,423 m de distância entre eixos — o Spring Electric oferece espaço para quatro ocupantes e uma bagageira com 300 litros de capacidade (mais do que alguns utilitários).

Simples Mas Eficaz

O Dacia Spring vem equipado com um motor elétrico de 44 cv (33kw) de potência para uma velocidade máxima de 125 Km/h. A bateria instalada é de 26,8 kWh, o que lhe permite uma autonomia de 225 Kms no ciclo WLTP ou 295 Kms no ciclo WLTP Cidade. O que reforça a utilização essencialmente urbana a que está destinado o Dacia Spring.

Quanto ao carregamento, num terminal de carga rápida com 30 kW de potência esta recarrega até 80% em menos de uma hora. Já numa wallbox de 7,4 kW o carregamento até 100% demora até cinco horas. Já nas tomadas domésticas o tempo de recarga poderá chegar às 14 horas numa tomada de 2,3 kW.

Esteticamente, o novo Spring é um micro citadino com ares de SUV que adopta a nova assinatura luminosa em Y estreada no Sandero . Quanto ao interior, a contenção de custos impõe a presença de um painel de instrumentos composto de plásticos duros, mas que terá como opção um sistema de infoentretenimento com um ecrã de 7” compatível com o Apple CarPlay e Android Auto.

Com a comercialização prevista para o outono de 2021, a marca romena pretende disponibilizar o Dacia Spring em carsharing já no final deste ano na capital francesa. Para além desta versão específica também está prevista uma versão comercial com um espaço de carga de 800 litros.

Com um preço a rondar os 10000 euros segundo Dacia, depois de aplicadas as deduções fiscais, o Dacia Spring impõe-se como o herdeiro direto do Logan também ele o automóvel mais barato da Europa em 2004.

O Dacia Spring terá já disponível no final do ano uma versão dedicada ao carsharing.

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s