Mazda – 100 Anos de Audácia (conclusão)

A Mazda comemora este ano, 100 anos de existência. Tendo iniciado a sua atividade em 1920, será apenas em 1931 que entra na indústria da mobilidade, especializando-se na produção de veículos comerciais. Em 1960 surge o primeiro automóvel de passageiros deste modesto construtor. Para vencer neste mundo de gigantes, a Mazda vai assentar a sua filosofia em três pilares: aposta forte na tecnologia, no design e no prazer de condução.

A perfeição no processo de combustão

O motor está na génese de cada veículo, pelo que a Mazda teve sempre como objectivo produzir o motor com o melhor desempenho. Foi assim que na década de 60 iniciou um projeto que seria apelidado internamente como – o motor de sonho. Trata-se do motor Wankel, uma tecnologia testada por muitos outros construtores, mas que apenas a Mazda iria conseguir produzir. Atingindo a consagração em 1991 quando o Mazda venceria as 24 horas de Le Mans, equipado justamente com o motor Wankel.

Continuando a sua busca incessante do motor mais eficaz a Mazda foi também a pioneira na utilização do motor de ciclo miller na indústria automóvel. Sendo anteriormente utilizado em navios ou comboios este tipo de motor permitiu dar um passo em frente na optimização do processo de combustão.

Em 1991 a Mazda tornava-se no primeiro construtor japonês a vencer as 24 horas de Le Mans com o Mazda 787 B equipado de um motor rotativo.

Mas a marca japonesa não se fica por aqui, apresentando mais tarde a família de motores Skyactiv, uma vez mais desenvolvidos a partir do pressuposto da busca do motor perfeito, em termos de eficiência e volume de emissões. Sendo o maior avanço nestes novos motores, a obtenção da mesma taxa de compressão de 14:1 para ambos os tipos de combustível, gasolina ou gasóleo.

Mas a Mazda é uma marca de convicções, quando todos deixaram de acreditar no motor de combustão interna. A Mazda apresenta o Skyactiv x, o motor a gasolina que pensa que é um diesel. Através da ignição por compressão o motor Skyactiv-x alia as qualidades de um motor a gasolina com as vantagens de um motor diesel.

O Prazer da Condução

Outro dos pilares que regem a Mazda, é a sua paixão pelo prazer de condução. Para isso a Mazda acredita que para poder-se disfrutar da condução é obrigatório que o automóvel esteja em perfeita sintonia com o condutor.

O mx-5 é o roadster mais vendido do mundo

Isto confirma-se, quando em 1989 a Mazda apresenta o pequeno roadster mx-5, numa época em que os descapotáveis de dois lugares estavam praticamente extintos. Um pequeno e simpático desportivo com um motor competente e um chassis tremendamente eficaz, pronto para dar sensações únicas ao seu condutor. Volvidos 30 anos desde o seu lançamento é hoje o roadster mais vendido do mundo.

O Mazda mx-5 conta já com 4 gerações.

Kodo – A Alma do Movimento

Para fechar este ciclo temos a excelência do design. A Mazda acredita que os automóveis devem ser esculturas em movimento, não devem ser gratuitamente agressivos e que as suas linhas devem fazer sentido. É o chamado Kodo Design – A Alma do Movimento, com o qual a marca japonesa já ganhou alguns prémios. No ano do seu centenário a Mazda foi recompensada com o prémio World Car Design of The Year, atribuído ao Mazda3.

Depois de 100 anos demonstrando a sua determinação e independência de pensamento, pondo em causa as práticas mais comuns. A Mazda continua o seu caminho com lançamento do crossover mx-30, o primeiro Mazda 100% elétrico. Mas mais uma vez não o faz como os demais, pois a Mazda prevê utilizar de novo o motor Wankel, mas desta vez como extensor de autonomia. O permitirá reduzir o peso das baterias e assim melhorar o prazer de condução.

O Mazda mx-30 é o primeiro 100% elétrico da marca

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s