Mazda skyactiv x – A Revolução Está Em Marcha

Quando a maioria dos construtores apostou  no “downsizing” dos seus motores, a Mazda seguiu uma política diferente com os seus motores Skyactiv, permanecendo naturalmente aspirados (sem turbo), sem redução de volume e com uma taxa de compressão recorde de (14:1) que permitiram resultados sobejamente conhecidos. Agora a Mazda vai ainda mais longe com o Skyactiv-x, colocando os seus motores a gasolina tão eficientes como os motores diesel.

Para chegar a esse resultado, a solução encontrada pela Mazda chama-se HCCI (Homogeneous Charge Compression Ignition) que significa ignição por compressão com carga homogénea, que se aproxima do funcionamento dos motores diesel, que efectua a ignição sem recurso a velas, recorrendo por sua vez a uma mistura pobre em combustível e uma elevada taxa de compressão que despoleta a ignição. O sistema de combustão HCCI reúne as qualidades para melhorar rapidamente o rendimento, controlando por sua vez as emissões poluentes.

A mazda não é a primeira utilizar esta tecnologia. Outras marcas tentaram, como a General Motors e a Daimler, não passando da fase de laboratório. Pois se teoricamente o princípio é simples, a sua execução é complexa. Para contornar esses problemas  o Skyactiv-x mantém as velas de ignição, utilizando o sistema SPCCI (Spark Controlled Compression Ignition), em que a compressão é controlada pela vela. Este sistema vai permitir ao motor transitar entre os dois modos de ignição, escolhendo o mais apropriado dependendo das necessidades, assim, em cargas baixas a ignição será efectuada por compressão e em cargas elevadas a ignição será efectuada pelas velas. Este sistema permitirá elevar a taxa de compressão do Skyactiv-x para valores próximos de 18:1 .

Não sendo costume pela Mazda que tem resistido à sobrealimentação (exceto nos diesel), o Skyactiv-x está equipado de origem de um compressor,  com a missão de melhorar a economia de combustível e não com o propósito de aumentar a potência.

Segundo a Mazda esta tecnologia terá como principais vantagens : uma redução dos consumos e das emissões poluentes (-30% de produção de NOx). O primeiro motor SKYACTIV-X, chega ao mercado no último trimestre de 2019, o modelo a inaugurar esta tecnologia será o novo Mazda 3.  Agora é esperar para ver.

One thought on “Mazda skyactiv x – A Revolução Está Em Marcha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s