6 Motos Prontas Para a Aventura!

O segmento das trail foi o que mais se desenvolveu nestes últimos anos no mercado das duas rodas. Com as emblemáticas BMW GS e a Africa Twin da Honda em destaque, mas não só. E 2022 promete-nos a chegada de novos modelos. Aqui está uma pequena seleção das principais novidades no segmento das Adventure Bikes.

A enorme procura por estes modelos levou algumas marcas a rebuscar no seu passado para o relançamento de novas versões. E outras por seu lado sem qualquer tradição no segmento a arriscar com o lançamento de modelos totalmente novos, é o caso da Harley-Davidson Davidson e a sua Pan America .

Harley-Davidson Pan America

As motos de aventura podem dividir-se em duas categorias: As trails puras mais adaptado ao uso fora de estrada e as trail GT destinadas a um uso mais polivalente caracterizado por um misto entre o cruising e as todo-o-terreno. Hoje vamos dedicar-mo-nos à primeira categoria.

Ducati DesertX

Esta é sem dúvida uma das grandes novidades do ano. Depois de vários anos de espera, a Ducati DesertX faz finalmente a sua estreia permitindo à marca de Borgo Panigale de entrar no segmento das motos destinadas a uma utilização “Off Road”.

A DesertX vem assim completar a gama existente composta pela Multistrada mais vocacionada para uma utilização em estrada.

Com um estilo claramente inspirado nas trail dos anos 90, a DesertX acrescenta-lhes um toque futurista bem conseguido. Com um destaque especial para as ópticas duplas em LED.

O motor escolhido é o bem conhecido bicilindrico Testastretta de 937 cm3 com 110 cv já presente na Monster e na mais recente Multistrada V2. A caixa de velocidades foi revista para facilitar a condução em fora de estrada, assim como, os 6 modos de condução que em combinação com os 4 modos de potência adaptam a resposta do motor e a potência para enfrentar as situações mais difíceis. A Ducati prevê a chegada da DesertX para o próximo mês de maio, acompanhada de um vasto vasto catálogo de acessórios e diferentes componentes exclusivos ao modelo.

Husqvarna Norden 901

Tive um primeiro contacto com a Norden 901 no último salão de Milão, aquando a sua apresentação internacional, e é verdade que está me impressionou.

A Norden 901 coloca a Husqvarna na corrida das motos trail de média cilindrada, aproveitando a plataforma e o excelente motor da Adventure 890 da KTM, uma referência do mercado. Como de costume a marca sueca diferencia-se da prima austríaca por um design de forte caráter, ama-se ou detesta-se. Muito bem equipada a Norden 901 assume um posicionamento mais premium e poderá ser uma boa opção para quem se queira demarcar.

Benelli TRK 800

Também a marca italiana Benelli vem completar a sua oferta ao apresentar a muito aguardada variante 800 da sua popular trail TRK. Apresentada no EICMA 2021, a Benelli TRK 800 apresenta-se como uma moto bastante mais evoluída do que a conhecida versão 502.

Com o design a cargo do Centro de Stile da Benelli, a TRK 800 adopta o estilo típico do género, com um ar de BMW GS. Linhas desportivas e bem vincadas, com especial atenção para a parte frontal onde encontramos um grupo óptico totalmente em LED. O motor é o já conhecido bicilíndrico de 754 cm3, aqui com 76,2 cv que equipa também a naked 752S. A TRK 800 tem chegada prevista para o segundo semestre deste ano.

Aprilia Tuareg 660

A Aprilia marca o seu regresso à categoria com uma das maiores novidades do ano. Este é como que um regresso às origens, depois da Tuareg 600 Wind de 1988, a denominação Tuareg Volta a fazer parte da gama do construtor italiano.

A Aprilia Tuareg 660 insere-se na categoria dos trails de média cilindrada, recorrendo à plataforma da marca, assim como o motor de 660 cm3 que anima modelos como a Tuono 660 e a RS 660. Agora adaptado a uma tipologia trail, com a electrónica reprogramada e uma linha de escape diferente, este vê a sua potência baixar para 80 cv. O que é mais que suficiente para oferecer ótimas prestações e prazer de condução.

Quanto à estética, a Tuareg 660 possui uma linha relativamente simples e moderna, mas bastante agradável destinada claramente a uma utilização fora de estrada. A Aprilia coloca-se no mercado como a rival direta da Yamaha Ténéré 700, mas numa versão mais luxuosa. Vem dar um novo rumo a um segmento que é dos mais interessantes para uma utilização de aventura.

Yamaha Ténéré 700

Uma referência neste segmento altamente dinâmico, a Yamaha lança uma terceira versão da Ténéré 700. A casa de Iwata apresenta assim uma visão mais agressiva da sua trail de média cilindrada. A nova Ténéré 700 World Raid promete ainda mais aventuras nos terrenos mais exigentes.

Se bem que a Ténéré 700 é uma excelente moto para aventuras for de estrada, a Yamaha não ficou indiferente aos pedidos dos clientes e procedeu a várias modificações para aumentar a suas prestações e dar-lhe um caráter aventureiro num estilo inspirado nos ralis.

Modificações que vão desde a novos amortecedores, nova forquilha, sistema de travagem com três modos de ABS e novo depósito de combustível duplo. Disponível em duas cores específicas : Icon Blue; Midnight Black, A nova Ténéré 700 World Raid chegará aos concessionários a partir do próximo mês de maio.

Triumph Tiger 1200 Rally Pro

Mais leve, mais potente e mais opções de equipamentos são algumas das novidades da renovada Triumph Tiger 1200. A maxitrail está de volta melhor do que nunca! Com o segmento das trail de média cilindrada a concentrar a atenção das diversas marcas, tornando-se num autêntico campo de batalha, convém não esquecer que é nas maxitrail que encontramos os modelos mais relevantes, com a BMW R1250GS em destaque.

Pelo que a Triumph Motorcycles renovou totalmente a Tiger 1200 para posicionar-se como a rival número 1 da BMW. Pensada para oferecer o melhor do mundo das viagens, mas também as aventuras fora de estrada, a nova Tiger 1200 é composta de várias variantes para oferecer uma resposta adequada a todos os clientes. Os modelos mais aventureiros encontramos a Tiger Rally Pro.

Novo motor de três cilindros com 1160cm3 para 150 cv totalmente redesenhado, emagrecimento de 25 kg em comparação ao modelo anterior e um equipamento mais completo. Estas são as armas da casa de Hinckley, a “guerra” está aberta!

Bonus Extra!

Outra novidade a suscitar o entusiasmo dos entusiastas de duas rodas foi o protótipo divulgado no salão de Milão por parte da MV Agusta. A marca de Varese revela duas motos do Lucky Explorer Project, inspiradas nos ralis e na Cagiva Elefant vencedora por duas vezes Paris-Dakar.

Proprietária da Cagiva, a MV Agusta faz renascer essa imagem irónica através da 5.5 e 9.5 Lucky Explorer Project, com o objetivo de criar modelos com um intenso carácter “Off-Road”, compactos leves ,mas também funcionais.

A 5.5 será desenvolvida em parceria com os chineses da QJ e representará o acesso à gama, pelo que a 9.5 será uma trail de maior porte e de nível “premium”. Resta-nos agora aguardar pelas versões definitivas.

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s