Ferrari 250 GTO : Inacessível!

Terminamos o ano de 2022 com um automóvel que é um dos mais admirados de todos os tempos, fruto do laborioso trabalho de um grupo de génios cujo empreendimento culminou numa criação imortal. O Ferrari 250 GTO foi apresentado há 60 anos, a par com outros ícones do mundo automóvel, como o Alpine A110 e o Alfa Romeo Giulia. Fruto da sua exclusividade e do seu historial, o 250 GTO tornou-se num automóvel inacessível, começando a ser já um hábito para o construtor transalpino.

A história do Ferrari 250 GTO está intimamente ligada às 24 Horas de Le Mans e à competição automóvel. O 250 GTO foi desenvolvido e concebido para competir nas provas de Gran Tourismo.

Destinado a suceder ao Ferrari 250 GT SWB, o 250 GTO (Gran Tourismo Omologata) é concebido com o objetivo de atualizar o seu antecessor e afrontar a forte concorrência anunciada: o Aston Martin DB4 Zagato, o AC Cobra e o Jaguar Type E.

Se para muitos entusiastas, o Ferrari 250 GTO é o mais belo Ferrari de sempre, o certo é que este não era dos mais inovadores para época. Enzo Ferrari preferiu apostar em soluções técnicas ditas tradicionais, mas fiáveis e robustas.

Assim o 250 GTO recupera o chassis tubular e o eixo rígido do 250 GT SWB. A equipa de engenheiros comandada por Bizzarini e o designer Scaglietti vão em conjunto pôr em prática vários melhoramentos com o objetivo de obter uma maior velocidade de ponta e uma melhor estabilidade a alta velocidade.

O que explica as suas linhas elegantes e fluidas tão características desta época. A equipa dedicou uma atenção especial às suas proporções constituídas por um longo capô e uma traseira por seu lado bastante curta, como se tivesse sido cortada abruptamente com uma “motoserra”.

Joalharia Mecânica

Os engenheiros vão ainda baixar ao máximo o centro de gravidade, ao colocar os principais elementos mecânicos o mais baixo possível, melhorando assim as suas performances.

Por falar em mecânica, o motor é sem duvida a peça central deste italiano. Dotado do emblemático V12 Colombo, concebido pelo mestre Gioacchino Colombo, este motor de 3 litros de cilindrada com 300 cv, é considerado uma autêntica peça de joalharia mecânica.

O Ferrari 250 GTO era assim capaz de ultrapassar os 280 km/h, o que é sem duvida impressionante, não nos podemos esquecer que foi à 60 anos. Com um peso total de 900 quilos, esta obra-prima de fiabilidade e elegância era um autêntico míssil sobre rodas celebre pela maravilhosa musicalidade do seu motor.

Inacessível

Com uma produção total de 36 exemplares, aos quais se juntaram três equipados do motor V12 400 SA de 4 litros de cilindrada, o Ferrari 250 GTO foi tricampeão mundial de GT entre 1962 e 1964. A sua exclusividade fez dele um automóvel inacessível, considerado até há bem pouco tempo como o automóvel mais caro do mundo com um valor estimado superior a 70 milhões de euros.

Vive a tua paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s