Lancia Design Day: Um novo começo.

O primeiro passo oficial para o renascimento da Lancia está dado. Esta segunda-feira, com a realização do Lancia Design Day, foi dado o primeiro passo para encetar a nova era da marca italiana com a revelação do seu novo logótipo e, mais do que isso, com um vislumbre do que aí vem, em termos de estilo.

“A nova era da Lancia começa hoje com um novo Logótipo e uma clara visão de design”

Luca Napolitano, CEO da Lancia

Um novo logótipo para novos tempos

Em 116 anos de história, foram sete os logótipos Lancia. Chegou agora a hora de desvendar um novo logótipo, símbolo da nova era da Lancia e marco da sua entrada na mobilidade elétrica.

Este novo logótipo será exibido no novo Ypsilon, no novo topo de gama e no novo Delta. Inspirado, principalmente, pelo logótipo de 1957, introduzido pela primeira vez no Lancia Flaminia, o novo logótipo representa uma autêntica joia, muito clássica na sua estética, onde elementos de simplicidade e pureza gráfica se entrecruzam com elementos preciosos, em termos de cores, materiais e tratamentos.

Sendo concebido em alumínio o novo logotipo expressa os novos códigos gráficos da marca, envolto na filosofia de design ‘Progressive Classic’, uma vez que revisita todos os elementos distintivos do logótipo histórico, a roda, a bandeira, o escudo, a lança e o lettering, reinterpretados para os tornar mais modernos e projetando-os para o futuro.

Todos estes elementos constitutivos da marca são os símbolos da nobreza e do património Lancia, surgindo posicionados num novo equilíbrio, capaz de expressar inovação, conceito “premium” e um italianismo com um toque de eclética, espelhado pela lança assimétrica.

 O estilo de letra utilizado é também novo, com uma fonte original que se inspira numa das excelências italianas mais intimamente ligadas à história da marca, a moda. Este novo lettering sublinha o futuro da marca, tornando-a desejável, duradoura e sempre contemporânea.

Lancia Pu+Ra Design

Ainda vamos ter de esperar por 2024 para conhecer o primeiro  Lancia da era Stellantis, no entanto  a histórica marca italiana não quis esperar tanto tempo para nos dar um primeiro vislumbre sobre o seu futuro e deu-nos a conhecer o futuro do design da marca, a que chamou Pu+Ra Design.

Nascido a partir da contração das palavras “Pure” e “Radical”, a expressão Lancia Pu+Ra Design traduz a denominação da nova e sustentável linguagem de design da marca, que sublinha o estilo dos futuros modelos Lancia, pretendendo-se que se torne única e durável. As formas suaves, puras e sensuais dos modelos Aurelia e Flaminia serão encontradas nos futuros automóveis Lancia, aliados às mais modernas expressões de radicalidade e simplicidade, inspiradas na linguagem do mobiliário, da arquitetura e da moda, bem como pela história desportiva da marca, incorporada nos famosos Stratos e Delta.

A primeira manifestação física desse conceito não foi como seria de esperar um novo concept car, mas é sim “uma escultura, um manifesto tridimensional que inspira os veículos que serão lançados entre 2024 e 2028”, segundo Luca Napolitano.

Lancia Pu+Ra Zero

Com o nome de Pu+Ra Zero — uma alusão clara ao Stratos Zero — desenhado por Marcello Gandini. Esta escultura não tem por objetivo antecipar nenhum modelo em particular, mas da qual podemos retirar vários elementos que irão estar presentes nos futuros Lancia.

Comecemos pela frente onde o Pu+Ra Zero faz uma reinterpretação da grelha histórica da Lancia, o “cálice”, agora projetado para o futuro através de três raios de luz para torná-lo icónico e memorável. Ao qual se junta o novo lettering da Lancia, que identifica a identidade gráfica do Renascimento Lancia, transportando-a para a era da mobilidade elétrica.

O conceito Lancia Pu+Ra Zero compõe-se por linhas suaves e fluidas que recordam o design do Aurelia B20 e do Flaminia, com um tejadilho circular que inunda de luz o habitáculo, num jogo de equilíbrio entre exteriores e interiores.

Atrás destacam-se os faróis traseiros redondos. Relembrando os usados no Stratos, estes serão aplicados no novo Ypsilon e posicionados nos extremos do novo lettering Lancia.

 A Lancia está, agora, pronta a iniciar a sua Renascença com um plano estratégico a dez anos, que inclui uma gama eficiente composta por três novos modelos, um a cada dois anos, a partir de 2024. O objetivo é claro, segundo Luca Napolitano, “a Lancia voltará a ser uma marca desejável, respeitada e fiável no mercado europeu premium”.

Vive a tua paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s