A Toyota apresentou esta semana o novo Toyota Prius e, como de costume está a dar que falar não só pelo seu estilo, mas também pelas suas inovações técnicas.

Quando falamos de automóveis híbridos o primeiro que nos vem à cabeça é o Toyota Prius. Este foi o percursor, o primeiro a propor esta tecnologia e com ele começou a democratização de eletrificação do automóvel. Agora, volvidos 25 anos, o Toyota Prius conhece a sua quinta geração e não lhe faltam novidades.
Mais curto, mais largo, mais baixo
A quinta geração com comercialização prevista para primavera do próximo ano na Europa, rompe com o design “muito especial” das anteriores gerações. O que não o impede de manter o seu lado original, continuando a apresentar a carroçaria em forma de cunha, estreada na segunda geração.

Visualmente, podemos constatar que o novo Prius está muito mais próximo das restantes propostas da Toyota, exibe uma nova assinatura luminosa em forma de “C” e não esqueceu a faixa luminosa que percorre toda a traseira, como tem sido frequente na produção automóvel atual.
Já no interior, destacam-se o painel de instrumentos digital e o ecrã central com 12,3”, além de um visual totalmente novo, mais moderno e com menos comandos físicos do que na quarta geração.

Além dos detalhes de estilo, o novo Toyota Prius revê as suas dimensões . É mais compacto, medindo 4,50 m de comprimento (contra 4,57 m do antigo Prius) e 1,42 m de altura.
Mais potente e apenas híbrido plug-in.
Com base na plataforma TNGA-C o novo Prius poderá receber vários tipos de motorizações. Mas para a Europa está apenas reservada a versão híbrida Plug-In. No Japão, além do plug-in, contará com duas variantes híbridas convencionais, com 1,8 l e uma inédita de 2,0 l.
O novo Prius combina um motor a gasolina com 2,0 l de capacidade e 111 kW (148 cv) com um novo conjunto elétrico com 120 kW (160 cv). O resultado final são 164 kW (223 cv) de potência máxima combinada. Um valor que faz deste Toyota Prius o mais potente de sempre, com mais de 100 cv do que a geração anterior e que lhe permite acelerar até aos 100 km/h em 6,7s.

A alimentar o motor elétrico encontramos uma bateria com 13,6 kWh de capacidade, o que permitirá ao novo Prius ser capaz de circular durante mais de 65 km em modo 100% eléctrico sem recorrer ao motor de combustão. O que já é muito bom para um híbrido recarregável.
Com chegada prevista para a primavera de 2023, os preços não foram ainda divulgados.

Inovador como sempre, já correm rumores de que o Prius poderá receber uma versão híbrida de hidrogênio em 2025.