EICMA 2022 : Novidades Suzuki

A Suzuki é uma das marcas históricas do motociclismo mundial, e que aproveitou o Salão de Milão EICMA para nos mostrar duas novidades absolutas. As GSX-8S e V-Storm 800 DE estreiam um novo motor e uma plataforma completamente nova.

Num ano de alguma incerteza em que vemos a casa de Hamamatsu abandonar de forma oficial os seus mais diversos projetos de competição, seja MotoGP ou Mundial de Resistência FIM. A Suzuki aproveitou o salão de Milão para mostrar que está de boa saude e com uma nova estratégia focada na renovação da sua gama de estrada.

A nova GSX 8S confirma o retorno da suzuki em grande. Uma nacked completamente nova ! Apresenta um design verdadeiramente singular, que certamente irá dividir opiniões! A Suzuki persiste no visual agressivo com a sua iluminação LED sobreposta na vertical.

No que diz respeito ao motor, encontramos um novíssimo bicilíndrico paralelo de 776 cm3. Um dois cilindros que adota a cambota a 270° para lembrar o funcionamento de um V-twin. A mesma receita, portanto, da Yamaha MT-07 e da nova Honda Hornet 750. Com uma potência de 83 cv às 8500 rpm, esta situa-se no meio das duas concorrentes.

O novo quadro rígido em aço da nova GSX-8S da Suzuki providencia uma distância entre eixos longa, o que beneficia uma posição de condução confortável e promove um equilíbrio eficiente entre a frente e a traseira e uma maior estabilidade em reta. Entretanto, o novo braço oscilante mais curto permite-lhe uma maior agilidade para enfrentar estradas mais sinuosas. O que faz seguramente da GSX-8S uma das propostas mais eficazes do segmento.

As novidades tecnológicas são vastas, como o quickshift up &down, assim como, o novo painel TFT de 5” onde é possível ver toda a informação com clareza.

V-Storm 800 DE

O primeiro destaque desta novidade, é o seu nome que tem gerado alguns comentários nos corredores deste salão. A V-Strom sempre adotou o motor V-twin, e daí o seu nome incluir também o V. Porém, com a adoção do motor dois cilindros paralelos, o nome deixa de fazer sentido. A marca japonesa por seu lado explica que seria um erro desperdiçar os muitos anos de nome V-Strom ao serviço dos motociclistas que procuram uma trail de aventura, e por isso manteve então o nome.

O novo motor de dois cilindros em linha é o mesmo que a GSX-8S e desenvolve aqui 84 cv. A Suzuki realça que definiu o seu caráter para ser um motor agradável de explorar, suave na entrega de potência, mas igualmente forte para corresponder aos desejos dos motociclistas que procuram uma condução dinâmica.

Embora também partilhe o quadro em aço com a GSX-8S, este diferencia-se com um subquadro mais robusto, a pensar no maior esforço suportado pela utilização de malas traseiras muitas vezes carregadas de material.

A suspensão é da Showa e oferece um curso de 220 mm, o que faz da V-Storm 800 DE a versão mais alta de sempre na história deste modelo. Destaque ainda pela opção de utilizar rodas de dimensões diferenciadas tal como a Honda Transalp. Na Suzuki a escolha recai para uma roda de 21” à frente e de 17” na traseira.

A chegada destes dois modelos está prevista para o primeiro trimestre de 2023, não se conhecendo para já os preços.

Vive a tua paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s