A edição do Salão EICMA 2022 está de regresso e novidades é o que não falta. Que o digam os japoneses da Honda que aproveitaram para revelar o grande regresso da Transalp e apresentaram a nova CL500, uma scrambler inspirada nas suas antecessoras dos anos 60 e 70.
Transalp XL 750
Os próximos tempos prometem ser bem animados dos lados da Honda, com o regresso de dois modelos icónicos da marca nipónica. Depois de há algumas semanas ter anunciado o regresso da Hornet 750, agora é a vez da muito aguardada Transalp que acabou por ser uma das principais estrelas deste salão de Milão.

Depois de uma 1ª geração em 1987, a Honda volta à carga com uma nova versão do seu trail de média cilindrada, este evoca claramente as suas origens ao adoptar as mesmas cores da sua antecessora. Tal como os modelos anteriores, a nova Transalp XL750 apela à aventura, mas também é uma moto versátil pensada para uma utilização quotidiana como tem sido regra nesta categoria.

O novo trail da Honda vem posicionar-se entre a CB 500X e a Africa Twin completando assim a oferta do construtor japonês neste concorrido segmento. Para permitir um rigoroso controlo de custos a Transalp XL vai utilizar a mesma base técnica e o mesmo motor que já vimos na Hornet 750. Trata-se do novo bicilindrico com cilindros paralelos de 755 cm3 com 91,8 CV de potência às 9500 rpm, inserido num quadro de aço do tipo diamante menos pesado para uma maior maneabilidade.

Para ultrapassar os maiores obstáculos em fora de estrada a Transalp XL 750 adopta a roda de 21″ na dianteira associada a uma forquilha invertida da Showa com 200 mm de curso e a roda de 18″ na traseira com uma suspensão Pro-link que oferece 190 mm de curso.

Tecnologia é o que não falta neste novo trail, que vai desde o acelerador electrónico “Thorttle by Wire” que permite a escolha entre 5 modos de condução, até ao Sistema de controlo variável de tracção. A escolha e gestão dos vários modos de condução faz-se através o um painel de instrumentos TFT de 5″, que permite ainda conectar-se ao nosso telemóvel através do sistema Honda Smarthphone Voice Control.

No que ao design diz respeito, não podemos negar a clara evocação ao passado, este acaba por aproximar-se mais do estilo mais liso da CB 500X do que o da AfricaTwin, adotando inclusive a mesma ótica dianteira. A Honda propõe para já um conjunto de três esquemas cromáticos: Cinzento Metalizado Mate Iridium, Preto Metalizado Mate Ballistic e uma interpretação nostálgica do tricolor Branco Ross.
Tem a chegada prevista para abril do próximo ano, o preço ainda não foi divulgado mas a marca promete propor a Transalp XL a um preço competitivo.
Honda CL500
Outra das novidades do EICMA foi a apresentação da Scrambler CL 500 que vem completar a gama das 500 cm3 ao lado da CMX 500 Rebel. A nova CL500 recupera o conhecido motor 471 cm3 de 46 cv compatível com a carta A2, associado a uma tramissao final por corrente silenciosa mais curta para uma condução mais citadina. O quadro por seu lado é totalmente novo, sendo composto por uma estrutura de tubos de aço em treliça do tipo diamante o que lhe garantirá uma boa maneabilidade.

Concebida para uma utilização quotidiana, a CL500 está apta a ser utilizada até em caminhos rurais graças à suspensão de longo curso e aos pneus de tacos. Quanto ao estilo não podemos deixar de reparar no seu escape de generosas dimensões colocado na lateral superior. Outra característica da Scrambler CL500 são as muitas opções de personalização com uma variada gama de acessórios, o que possibilita criar um modelo ao gosto de cada um.

Disponível em breve a CL500 será proposta nas seguintes cores: Laranja Candy Energy, Verde Metalizado Mate Laurel, Azul Candy Caribbean Sea e Preto Metalizado Mate Gunpowder.
One thought on “EICMA 2022: Novidades Honda”