Dacia: Uma aposta ganhadora

Com o ultimo Salão Automóvel de Paris marcado pelas ausências de uma grande parte dos principais construtores, a Dacia acabou a meu ver, por ser uma das estrelas do certame. Aquela que foi adquirida pela Renault para incarnar o papel de marca low-cost destinada aos mercados emergentes, está em plena mutação de conceito e está a assumir-se como uma marca cada vez mais importante no seio do Grupo Renault.

A história da marca romena criada em 1968 sob o impulso do ditador Nicolae Ceausescu, é uma das mais ousadas apostas industriais do milénio aquando a compra desta pela Renault. Pois em vez de desenvolver mais uma marca como as demais, Louis Schweitzer o então presidente da Renault opta deliberadamente por uma estratégia divergente.

Nova imagem de marca com novo logótipo e novas cores.

A de propor um automóvel familiar mais barato do que um citadino, destinado à clientela dos países emergentes, com um preço máximo de 5000 euros. O desafio era enorme, obrigando a tecer uma estratégia e logística bem definida. A produção teria de ser feita próximo desses mercados e teria de utilizar-se o máximo de componentes já existentes na aliança Renault/Nissan para conter os custos.

Dacia Sandero é a escolha preferida dos clientes particulares .

Com a plataforma do Nissan Micra; o motor, a direção e os travões do Renault Clio, o Dacia Logan conquistou 50% do mercado romeno em pouco mais de dois anos. Mas a verdadeira surpresa, foi o sucesso que este encontrou na Europa, em mercados mais tradicionais como o francês, onde à partida nem estava prevista a sua venda.

Aposta numa gama

O sucesso crescente do Dacia Logan depressa levou a Renault a propor outros modelos para compor a gama. Surge então o Sandero, um citadino mais elegante, assim como a sua versão de “calças arregaçadas” o Sandero Stepway. Em 2010 é proposto aquele que é talvez o ex-libris da marca, o Dacia Duster, um SUV com um preço imbatível.

Dacia Duster, o SUV mais vendido na Europa.

Mais recentemente o Dacia Jogger, que propõe um misto entre a versatilidade de um monovolume, a silhueta de uma carrinha e o aspecto de um SUV. E claro não podemos esquecer o Dacia Spring , que é nada mais nada menos o automóvel elétrico mais barato à venda no nosso mercado, honrando assim a filosofia da marca.

Dacia Spring.

Aposta num novo conceito

Por falar em filosofia de marca, a presença no Mondial De L’Automobile foi aproveitada para mostrar a todos que a Dacia deixou de ser uma marca Low-cost, para assumir-se como “value for the money”, ou seja, uma marca focada no essencial.

A mudança também no interior a utilização de materiais mais amigos do ambiente.

A marca deixa de destinar-se aos clientes que não tinham os meios para comprar carro novo, para dirigir-se àqueles que escolhem a Dacia porque não querem comprar mais caro.

Este novo capitulo é assinalado com a mudança da imagem de marca, a grelha de todos os modelos recebe o novo logotipo pintado a branco e ostentam a palavra Dacia escrita de tamanho generoso no portão traseiro.

Apresentação da nova cor mate para o Duster.

A nova imagem implica ainda a implementação de novos hábitos de produção mais amigos do ambiente, como a ausência de pele natural no interior dos seus modelos e de cromados, assim como o recurso ao uso de plásticos reciclados em áreas visíveis. Algumas desta ideias estavam representadas no Manifesto Concept presente também no Salão.

Manifesto Concept presente no Mondial de L’Automobile.

Numa altura em que a marca romena faz 18 anos sob o controlo da Renault, os números são encorajadores. A Dacia é a 3ª marca mais vendida na Europa, sendo o Duster o SUV mais vendido. Enquanto o Sandero assume-se desde há alguns anos como o nº 1 entre os compradores particulares. A Dacia representa atualmente cerca de 40% das vendas do grupo francês. Quem é que poderia ter previsto um tal desempenho!

Vive a tua paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s