Golf R 20 anos : Um golpe de mestre!

A variante mais turbulenta do Golf comemora 20 anos. A Volkswagen aproveitou para lançar uma edição limitada comemorativa. O Golf 20 Years Edition estará disponível durante um ano e traz consigo um acréscimo de potência, que faz dele o mais potente de sempre. Como sabem aqui no Mundo Sobre Rodas apreciamos a história da industria automóvel, e que tal uma retrospectiva desta saga iniciada pelo Golf R32?

Foi em 1976 que a Volkswagen decidiu dar uma versão desportiva ao Golf, assim nascia a denominação GTI que se tornaria mais tarde numa versão mítica. Ainda hoje esta é a sigla utilizada para classificar as versões vitaminadas do Golf.

O Golf GTI servirá de inspiração à concorrência para se lançar no mercado crescente dos desportivos acessíveis, apresentando versões cada vez mais agressivas. Estava na hora de reagir! Calha bem pois a Volkswagen tem um trunfo na manga, o motor VR6.

Estamos em 2002 quando a Volkswagen lançou o primeiro Golf R, tratava-se do Golf R32. Tomando por base o Golf IV, este recupera o bloco motor VR6 de 3.2 litros atmosférico com 241 cv de potência. Para encaixar toda a potência o R32 vai sofrer algumas modificações: amortecedores Bilstein e a tracção integral 4Motion da casa. Cereja no topo do bolo, o Golf R32 recebe anda a inovadora caixa de dupla embraiagem DSG.

Perante tais performances logicamente o R32 vai receber algumas especificações exteriores para demarcá-lo da restante gama. Comecemos com o kit carroçaria desportivo que inclui pára-choques mais envolventes, novas jantes da OZ de 18″, dupla saída de escape e uma nova cor azul exclusiva que será utilizada no seu lançamento, cor que ficará para sempre associada a esta versão.

Este era o Golf mais potente da história e claro o sucesso não se fez esperar, surpreendendo tudo e todos. Até mesmo o construtor que à partida contava fazer apenas uma edição limitada. Perante tal sucesso a Volkswagen decide então continuar a propor esta versão ao longo das várias gerações. Segue-se o Golf V R32, a partir do Golf VI este passa a chamar-se apenas R. O Golf 7 R estreia a versão Variant R e anuncia o fim do motor V6 que será substituído por um 4 cilindros turbo, mas sempre com um ganho de potência, qua se aproxima agora dos 300 cv.

A Volkswagen vai mesmo apresentar o R400 para comemorar os 40 anos do Volkswagen Golf. como o nome indica o R400 reivindicava 400 cv e o exercício dos 0 aos 100 km/h fazia-se em menos de 4s. Infelizmente este não passou de um protótipo.

Hoje o Golf 8 também já possui a sua versão R e para comemorar os 20 anos da divisão desportiva R a Volkswagen lança o Golf R 20 Years Edition. Este como é normal deriva do Golf 8 R, mas recebeu alguns detalhes específicos para o tornar mais exclusivo.

O novo Golf R 20 Years Edition é proposto apenas em duas cores – azul e branco o que influenciará a cor das jantes “Estoril” de 19″, assim como as capas dos espelhos exteriores. Estas são pretas se optarmos pela carroçaria de cor azul e serão azuis quando a carroçaria é branca.

A principal novidade situa-se debaixo do capô, embora continue a recorrer ao 2.0 TSI, o R 20 Years Edition anuncia mais 13 cv totalizando 333 cv. O que faz dele o Golf mais potente jamais construído. As performances deste “hot hatch” são excelentes e a banda sonora não lhe fica atrás graças ao escape em titânio da Akrapovič e para os mais destemidos um modo drift que vem incluido no Pack Performance.

Aquela que à partida estava destinada a ser apenas uma edição especial para testar o mercado, acabou por revelar-se um golpe de mestre, com mais de 260 mil unidades vendidas ao longo destes 20 anos e deu origem à divisão R que se estendeu a outros modelos da marca.

Vive a tua paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s