Toyota GR86 : Os prazeres simples da vida!

Quando a maioria dos construtores abandonam o segmento dos desportivos, a Toyota é a exceção à regra ao propor três modelos com a chegada do novo GR86. Uma lufada de ar fresco que contraria a tendência atual de um mercado cada vez mais estandardizado e electrificado. O novo GR86 perpetua este tipo de veículos cada vez mais raro – os coupés desportivos à moda antiga, em que o seu principal objetivo é o de dar um rasgado sorriso a quem o conduz. Enfim… os prazeres simples da vida!

Depois do GR Supra e do GR Yaris, é com agrado que vemos a Toyota acrescentar mais um modelo à sua gama desportiva. Sim a Toyota ! Aquela que é atualmente conhecida como a rainha dos híbridos e uma das percursoras nas motorizações movidas hidrogénio. O que nos leva a levantar a questão o que é que se passou na cabeça dos dirigentes da Toyota para continuar a investir neste mercado em contra-senso com as tendências atuais.

A resposta é simples, aos comandos da Toyota está um certo Akio Toyoda, que tal como Carlos Tavares, o CEO da Stellantis, é um grande entusiasta automóvel e piloto nas horas vagas. E este acredita que apesar das restrições ecológicas ainda há espaço para este tipo de veículos.

Os prazeres simples da vida

As expectativas são grandes para o novo Toyota GR86. Afinal vem substituir o bem sucedido e aclamado GT86. Tudo foi revisto ou modificado, mas que fiquem descansados os fãs a receita mantém-se inalterada – motor naturalmente aspirado, caixa manual e tração traseira.

Esteticamente o GR86 mantem as mesmas dimensões da geração anterior propondo linhas mais modernas e mais fluidas. Já a rigidez estrutural, esta foi reforçada em cerca de 50% e o centro de gravidade baixou 1,6 mm, o que lhe dará maiores competências dinâmicas.

Quanto ao interior, o Toyota GR86 segue as tendências atuais, o painel de instrumentos é digital, acompanhado de um ecrã de infoentretenimento de 8″. O GR86 é um coupé 2+2, muitos vão considerar os lugares traseiros anedóticos, mas estes tem o mérito de existir e podem sempre ser rebatidos caso o condutor necessite de aumentar a capacidade da bagageira de 226 litros.

Desenvolvido em conjunto com o seu parceiro japonês Subaru, com o qual a Toyota partilha vários projetos, o GR86 recupera assim o motor 4 cilindros boxer naturalmente aspirado que vê a sua cilindrada subir para os 2.4 l, o que se refletiu nos números de potência e binário que passaram respectivamente de 200 para 234 cv de 205 Nm para 250 Nm. É precisamente no binário que se sente a diferença e sobretudo o regime a que é obtido. Os 400 cm3 adicionais trouxeram 45 Nm suplementares, o que permite atingir o binário máximo a partir das 3700 rpm, não sendo assim necessário “esmifrar” o motor para que o carro se mova de forma célere. Além do que torna a condução no dia a dia mais agradável.

O GR86 também acelera de forma vigorosa, com os 100 km/h a chegarem em 6,3s. Continua a não ser um monstro de performance – nem esse é o seu objetivo – o principal é que nos ofereça uma condução gratificante. E nesse ponto o GR86 não desilude.

“Quando acabar acabou”

O Toyota GR86 é o 3º elemento da Gazoo Racing, e de acordo coma marca nipónica terá uma carreira anormalmente curta na Europa, este estará apenas dois anos em comercialização, isto é até 2024. Esta decisão prende-se com o fato do GR86 não respeitar as novas normas obrigatórias sobre os sistemas de segurança em veículos impostas pela União Europeia.

Se já se suspeitava que o GR86 seria o último do seu tipo. Um coupé com menos 1,3 toneladas, que não tem baterias nem complexos sistemas de recarga, e com pouca tecnologia embarcada, em que a sua prioridade é apenas de fornecer o máximo de prazer ao seu condutor. Isto pelo menos na Europa, pois a sua carreira continuará noutros mercados, como o japonês ou o norte-americano.

Já disponível para reserva em Portugal, o preço final deste GR86 está longe daquele que encontramos noutros mercados. Se a Toyota posiciona o GR86 para ser o degrau de acesso ao universo da Gazoo Racing, isto está longe de acontecer entre nós, mais uma vez devido à tributação automóvel no nosso país que o penaliza por causa da sua cilindrada de 2.4l.

Pelo que o preço base será de 49980€ com caixa manual e 51790€ para a versão com transmissão automática.

Vive a tua paixão!

One thought on “Toyota GR86 : Os prazeres simples da vida!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s