Com a chegada das altas temperaturas, muitos motociclistas têm a tentação de guardar as luvas na mochila. Mas, este é um grande erro. Muitas vezes descuradas, as luvas são um dos equipamentos de proteção fundamentais para os motociclistas, tal como o capacete. E o verão não é exceção, já que o uso de luvas não apenas protegem de danos graves no caso de queda, mas também evitam os efeitos nocivos do sol.

O uso de luvas para Mota é de extrema importância para qualquer estação do ano, pois em caso de queda as mãos serão as primeiras a estar em contacto com o solo. Pelo que os fabricantes de equipamentos souberam adaptar-se ás condições climatéricas, as luvas de verão são fabricadas em materiais adaptados ao calor com zonas perfuradas que permitem a entrada de ar fresco. Estas são mais leves, além de não renunciarem ás proteções para garantir uma boa resistência à abrasão.
Luvas longas ou curtas?
Quanto ao punho das luvas, para o verão é frequente escolher-se as luvas mais curtas, o que é especialmente aconselhável para percursos urbanos de baixa velocidade, que deixam um pouco mais de ventilação. Para uma viagem longa onde as velocidades são mais elevadas, poderá optar-se por luvas de punho longo para uma melhor proteção.

Luvas longas ou curtas, o importante é que as luvas tenham proteção nos nós dos dedos, nas palmas das mãos e nas costuras, não nos podemos esquecer que numa queda um dos pontos das mãos que mais atrito pode suportar é a extremidade lateral do punho. Os elementos em kevlar ou fibra de carbono nas costuras protegem no caso de derrapagem e apoio da palma da mão no chão.

Quanto ao tamanho das luvas, é sempre mais aconselhável que sejam um pouco mais ajustadas nos dedos do que as luvas de inverno, sem no entanto prejudicar a sensibilidade necessária para sentir os controlos da mota. O importante é que mão se ajuste bem e seja confortável, de modo a evitar que estas caiam durante a queda.

Lembre-se: no verão e de mota, tenha sempre as luvas à mão!
Nos meses mais quentes, cair sem luvas, mesmo a uma velocidade moderada, no asfalto quente é garantia de abrasão. As luvas, não importa quão leves, ajudarão a prevenir ou reduzir a gravidade desse tipo de lesão. Boas viagens!
One thought on “Vais Conduzir Uma Moto Este Verão … Não te esqueças das luvas.”