Começa hoje a 31ª edição do Tour Auto que decorrerá até ao próximo dia 30 de Abril. A edição deste ano é marcada por uma chegada inédita ao Principado de Andorra, em que os 230 participantes vão sair de Paris e percorrer algumas das mais belas estradas de França.Pelo meio ainda terão tempo para algumas paragens nalguns dos mais míticos circuitos para a realização de provas cronometradas. Como é tradição o evento começa com uma exposição dos veículos participantes, e o Mundo Sobre Rodas esteve presente.

PEste ano o Tour Auto volta a realizar-se nas suas datas habituais. Após dois anos conturbados pela crise sanitária em que os organizadores se viram obrigados a modificarem as duas ultimas edições realizadas no verão. Será também um percurso renovado que os participantes vão encontrar, com a chegada prevista desta vez pelas terras de Andorra, uma estreia no Tour Auto.

O Tour Auto é a segunda versão de uma das corridas mais antigas do mundo. Com mais de 120 anos de história, a primeira edição realizou-se em 1899 com o nome Tour de France Automobile. Organizada pelo Automobile Club de France em parceria com o jornal Le Matin, esta reuniu 19 automóveis e 25 motociclos que percorreram a França num total de cerca de 2500 quilómetros, uma derradeira aventura tendo em conta as estradas e os veículos da época, em que apenas 9 automóveis chegaram ao final da viagem.
Homenagem aos veículos pioneiros dos anos 50.



Os organizadores renovam a experiência e a corrida será realizada ainda que de forma irregular até 1937. Interrompido durante a segunda guerra mundial o Tour de France Automobile regressa em 1951 pelas mãos do Automobile Club de Nice Côte d’Azur, que limitará a participação apenas aos automóveis. Será nos anos 60 que a corrida conhece os seus anos de glória com a participação oficial das marcas e dos melhores pilotos, passando a estar incluída no calendário do campeonato europeu. Infelizmente com o passar dos anos o Tour de France Automobile foi perdendo importância acabando em 1986.



Será necessário esperar pelo ano de 1992 para um regresso da mítica corrida, pelas mãos de Patrick Peter e da sua empresa de eventos motorizados Peter Auto, passando a chamar-se Tour Automobile Historique no primeiro ano, para depois adoptar o seu nome atual de Tour Auto. Assumindo-se como uma corrida histórica só são aceites as inscrições de automóveis que tenham participado na corrida original no período de 1951 até 1973.




Com um percurso de 2000 quilómetros, 5 etapas, provas cronometradas em 4 circuitos e de uma dezena de especiais realizadas em estradas fechadas, a 31ª edição do Tour Auto fará uma homenagem aos veículos pioneiros das primeiras edições do pós-guerra, tais como, o Jaguar Type C, Delahaye 235 e Fiat 8V. Estando prevista ainda a celebração dos 50 anos da vitória do Ferrari 365 GTB4 de Jean-Claude Andruet.

Depois de dois dias expostos no parque de exposições de Versailles em Paris, onde todos os entusiastas puderam admirar estes veículos míticos, Os participantes vão fazer-se à estrada amanhã bem cedo até ao circuito Bugatti – Le Mans para a primeira prova cronometrada. O Tour Auto é um evento marcante para os entusiastas que podem vê-los em acção durante as etapas, ou ainda nos circuitos durante as provas cronometradas, onde a entrada é livre.






Aqui fica o programa completo da Peter Auto.