Tour Auto 2022 : Uma corrida centenária

Começa hoje a 31ª edição do Tour Auto que decorrerá até ao próximo dia 30 de Abril. A edição deste ano é marcada por uma chegada inédita ao Principado de Andorra, em que os 230 participantes vão sair de Paris e percorrer algumas das mais belas estradas de França.Pelo meio ainda terão tempo para algumas paragens nalguns dos mais míticos circuitos para a realização de provas cronometradas. Como é tradição o evento começa com uma exposição dos veículos participantes, e o Mundo Sobre Rodas esteve presente.

PEste ano o Tour Auto volta a realizar-se nas suas datas habituais. Após dois anos conturbados pela crise sanitária em que os organizadores se viram obrigados a modificarem as duas ultimas edições realizadas no verão. Será também um percurso renovado que os participantes vão encontrar, com a chegada prevista desta vez pelas terras de Andorra, uma estreia no Tour Auto.

O Tour Auto é a segunda versão de uma das corridas mais antigas do mundo. Com mais de 120 anos de história, a primeira edição realizou-se em 1899 com o nome Tour de France Automobile. Organizada pelo Automobile Club de France em parceria com o jornal Le Matin, esta reuniu 19 automóveis e 25 motociclos que percorreram a França num total de cerca de 2500 quilómetros, uma derradeira aventura tendo em conta as estradas e os veículos da época, em que apenas 9 automóveis chegaram ao final da viagem.

Homenagem aos veículos pioneiros dos anos 50.

Panhard Junior 1953
DB HBR5 1958
DB Spécial Coupe 1952

Os organizadores renovam a experiência e a corrida será realizada ainda que de forma irregular até 1937. Interrompido durante a segunda guerra mundial o Tour de France Automobile regressa em 1951 pelas mãos do Automobile Club de Nice Côte d’Azur, que limitará a participação apenas aos automóveis. Será nos anos 60 que a corrida conhece os seus anos de glória com a participação oficial das marcas e dos melhores pilotos, passando a estar incluída no calendário do campeonato europeu. Infelizmente com o passar dos anos o Tour de France Automobile foi perdendo importância acabando em 1986.

Ford GT 40 1969
Austin Healey 100-4 1965

Será necessário esperar pelo ano de 1992 para um regresso da mítica corrida, pelas mãos de Patrick Peter e da sua empresa de eventos motorizados Peter Auto, passando a chamar-se Tour Automobile Historique no primeiro ano, para depois adoptar o seu nome atual de Tour Auto. Assumindo-se como uma corrida histórica só são aceites as inscrições de automóveis que tenham participado na corrida original no período de 1951 até 1973.

Ferrari 250 GT 1960
Dino 246
Ac Cobra 289
Alfa Romeo Giuletta sprint 1961

Com um percurso de 2000 quilómetros, 5 etapas, provas cronometradas em 4 circuitos e de uma dezena de especiais realizadas em estradas fechadas, a 31ª edição do Tour Auto fará uma homenagem aos veículos pioneiros das primeiras edições do pós-guerra, tais como, o Jaguar Type C, Delahaye 235 e Fiat 8V. Estando prevista ainda a celebração dos 50 anos da vitória do Ferrari 365 GTB4 de Jean-Claude Andruet.

Ferrari 365 GTB4 vencedor da edição de 1972

Depois de dois dias expostos no parque de exposições de Versailles em Paris, onde todos os entusiastas puderam admirar estes veículos míticos, Os participantes vão fazer-se à estrada amanhã bem cedo até ao circuito Bugatti – Le Mans para a primeira prova cronometrada. O Tour Auto é um evento marcante para os entusiastas que podem vê-los em acção durante as etapas, ou ainda nos circuitos durante as provas cronometradas, onde a entrada é livre.

Porsche 356 Speedster
Porsche 911 RSR 1975
Porsche 911 carrera 2.7
Fiat-Abarth 1000 TC 1962
BMW Isetta 600 1957

Aqui fica o programa completo da Peter Auto.

Vive a tua paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s