Renault 5 Alpine : Transição Desportiva.

Quando apresentado ao público em 1976, o Renault 5 Alpine marca a estreia do construtor francês no segmento dos pequenos desportivos abordáveis iniciado pelo Mini Cooper e popularizado pelo Golf GTI. Com ele nasce também a nova apelidação desportiva da marca francesa, passando as versões desportivas a chamarem-se Alpine. Uma manobra inteligente, pois o nome Alpine é sinónimo de desportivo em estado puro.

Quando em 1972 o Renault 5 foi apresentado, a Renault queria completar a sua gama com um veículo citadino. Num mercado ainda embrionário dominado na altura pelo Austin Mini, esta parecia ser uma aposta ousada. No entanto a presença de algumas inovações, acompanhadas de uma campanha publicitária eficaz fizeram deste R5 um sucesso de vendas.

Depressa a gama foi crescendo, e na esperança de conquistar um público mais jovem a marca gaulesa decide lançar o Renault 5 LS. Com 64 cv de potência e uma velocidade máxima de 155 Km/h, este não é verdadeiramente um desportivo, mas sim uma versão melhorada do Renault 5.

Para responder às solicitações de uma clientela desejosa de um substituto ao Renault 8 Gordini, os dirigentes franceses começaram a equacionar a questão. Porque não propor um novo modelo desportivo com base no Renault 5, e equipado com o motor do R12 Gordini.

O Renault 5 Gordini era exclusivo para a Grã-Bretanha onde o nome Alpine já estava registrado pela Sunbeam.

Tudo muito bonito, mas o motor é demasiado grande e não cabe no pequeno R5, pelo que teve de optar-se por outra solução. Esta passa pelo motor 1.3 do Renault 5 TS (antigo LS) que viu a sua cilindrada subir para 1397 cm3 depois de passar pelas mãos da Alpine recentemente adquirida pela Renault. Resultado: 93 cv de pura adrenalina!

Até aqui, quando se dizia desportivo na Renault dizia-se Gordini, estava pintado de azul e acrescentava-se-lhe duas listas brancas a condizer que percorriam a máquina. Mas isto era antes, com a compra da marca Alpine há-que capitalizar o nome da marca que se sagrou recentemente campeã mundial de ralis e associá-lo ao novo modelo. É com toda a naturalidade que a versão vitaminada do Renault 5 vai adoptar o nome Alpine.

Para lhe dar um cariz desportivo, o Renault 5 Alpine adota um novo pára-choques dianteiro mais envolvente acompanhado de um par de faróis de nevoeiro da Cibié, umas jantes mais largas do tipo “Fergat” e a inscrição A5 espalhada um pouco por toda a carroçaria.

Já no interior o Renault 5 Alpine vem equipado de bancos desportivos, de um volante desportivo e pouco mais. Chegando mesmo a ser criticado pela falta de alguns manómetros considerados importantes para este tipo de veículo, como o da pressão do óleo, ou ainda o da temperatura da água.

Quando apresentado em junho de 1976, este é considerado pela imprensa especializada como a resposta da Renault ao Golf GTI apresentado alguns meses antes. A realidade é outra, embora com estratégias diferentes, ambos os construtores desenvolveram os seus modelos praticamente ao mesmo tempo, com uma ligeira vantagem para a Volkswagen no desenvolvimento do Golf GTI e conseguiu apresentá-lo alguns meses antes.

Novo painel de instrumentos já com todos os manómetros presentes.

Apesar de ter conhecido algum sucesso o Renault 5 Alpine nunca conseguiu impor-se àquele que era então considerado a referência dos pequenos desportivos, o Golf GTI.

No ano de 1978, o Renault 5 Alpine ainda teve direito a uma atualização, com novos bancos ainda mais desportivos, novas jantes de liga leve e finalmente com a incorporação dos manómetros em falta. Mas estava na hora de lhe dar alguns cavalos suplementares para afrontar o “inimigo” alemão. Aproveitando a experiência adquirida na Fórmula 1, a Renault vai dar um turbo ao pequeno R5 e este vai passar a chamar-se Renault 5 Alpine Turbo.

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s