Peugeot 308 sw : Uma história já com 70 anos.


A marca Peugeot apresentou, há algumas semanas, o novíssimo Peugeot 308 SW. Com um estilo expressivo, um perfil cheio de raça e uma secção traseira sofisticada, é um modelo eficiente e ultramoderno sem renunciar aos valores incontornáveis e às expectativas dos clientes do segmento das breaks compactas. Continuando assim uma história que já dura há 70 anos.

O nascimento da primeira carrinha Peugeot data de 1949, ano em que foi apresentado o 203 break. Nessa época, o segmento estava ainda numa fase embrionária e ninguém sabia se havia realmente um cliente certo para este tipo de veículo. No entanto, a marca do Leão estava certa do seu sucesso, tanto que disponibilizou duas versões da sua carrinha Peugeot 203: uma confortável Familiale e uma Commerciale de cariz mais profissional.

A boa receção dada a estes modelos encorajou a Peugeot a desenvolver a sua gama. Em 1956, a marca do Leão lançou o Peugeot 403 break, modelo que foi, igualmente, disponibilizado em versões Familiale e Commerciale. Foi substituído em 1962 pelo Peugeot 404 break, o 203 break por seu lado seria substituído em 1965 com a chegada do novo Peugeot 204.

A história estava, definitivamente, lançada e novos capítulos foram abertos com o passar do tempo: os Peugeot 304 e 504 break surgiram na década de 1970, os Peugeot 305, 505 e 405 break na década de 1980 e os Peugeot 306 e 406 SW foram introduzidos de seguida, na década de 1990. No início dos anos 2000, a Peugeot fez evoluir o segmento com duas propostas originais: um 206 SW com uma dimensão particularmente pequena para uma carrinha e um 307 SW que herdava algumas das soluções vistas no segmento dos monovolumes.

A lista continua com as versões SW do primeiro 308 e do 407, bem como das primeira e segunda gerações do Peugeot 508. Com todos estes modelos, não é, provavelmente, um exagero dizer que praticamente toda a gente tem um pouco da tradição dos modelos break da Marca do leão nas suas memórias.

A história continua

Em 2021, entra em cena uma nova carrinha Peugeot: a nova 308 SW. Tal como a berlina da qual deriva, este modelo é sem dúvida, uma das propostas mais atrativas no seu segmento. Mais uma vez a Peugeot surpreendeu-me pela positiva.

A distância entre eixos da nova 308 SW foi aumentada em 55 milímetros relativamente à da berlina. Esta modificação permite oferecer mais espaço e confere à 308 SW uma silhueta mais sólida, bem assente sobre as quatro rodas.

Volume máximo de carga de 608 litros e até 1.634 litros com o banco traseiro totalmente rebatido: há muito espaço na bagageira da 308 SW, muito espaço mesmo! A nova Peugeot 308 SW é, igualmente, prático, com um banco tripartido que pode ser rebatido a partir do porta bagagens através dos manípulos nos painéis laterais.

Quer na carroçaria berlina, quer na versão SW, o novo 308 conta com o i-Cockpit, um painel de instrumentos digital 3D de 10 polegadas e um inovador ecrã tátil central, de alta definição e com 10 polegadas, integrados no novo Peugeot i-Connect Advanced.

Os i-toggles totalmente configuráveis substituem os controlos físicos tradicionais. O pequeno volante, outro elemento essencial do i-Cockpit, permite ao condutor ter a sensação de que o automóvel é o seu prolongamento.

Motores

Quanto a motores, a 308 SW adopta as mesmas motorizações que a berlina. Continuando a propor versões a gasolina e Diesel, assim como, as inevitáveis versões Plug-in com 180 e 225 cv. As primeiras unidades da nova Peugeot 308 SW chegarão às nossas estradas no início do próximo ano.

Pioneiro na categoria, a Peugeot continua com esta 308 SW o seu objetivo de propor modelos cada vez mais próximos dos modelos “premium” alemães. Estará no bom caminho ?

Vive a Tua Paixão!

One thought on “Peugeot 308 sw : Uma história já com 70 anos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s