10 automóveis ideais para aproveitar o verão.

O verão está aí, quem nunca sonhou de um automóvel simpático para desfrutar dos dias solarengos à beira-mar. Este verão aqui no ‘Mundo Sobre Rodas’ selecionámos 10 dos modelos mais conhecidos da categoria dos automóveis de praia, e claro como é nosso habito alguns modelos inesperados. Os automóveis de lazer, mais concretamente os destinados à praia eram inicialmente apenas destinados aos mais ricos, para os utilizarem nas suas férias e eram transformados, principalmente, pelos carroçadores italianos com base nos pequenos veículos. Popularizados mais tarde durante as décadas de 60, 70 e início dos anos 80, muito por culpa dos buggys transformados a partir do Volkswagen Carocha.

Citroën Méhari

Lançado em 1968, o Citroën Méhari é um automóvel que combina como poucos o caráter trabalhador e a vocação para o lazer. Este “2CV de plástico” obtém algum sucesso no seu país de origem, foi dos poucos automóveis de praia que se vendeu em elevados números e teve a sua produção bastante longa. Ao longo da sua carreira o Méhari teve direito a várias séries especiais e versões, tais como o Méhari 4×4 e o Méhari US (exportado para os USA). A sua produção terminou em 1987, após mais de 145 mil exemplares terem sido produzidos.

Fiat 500 Jolly

O Fiat Jolly é o percursor dos automoveis de lazer. Nascido nos finais dos anos 50, diz a lenda que o primeiro Fiat 500 Jolly foi uma encomenda pessoal do então patrão da Fiat, Gianni Agnelli ao carroçador Ghia. ‘L’avvocato’ queria um pequeno cabriolet, para as suas deslocações quotidianas durante as férias, entre a sua villa na Riviera Francesa e o seu iate ancorado no porto de recreio. No caso do Fiat 500 Jolly os modelos que lhe serviram de base eram o Fiat 500 e 600, retira-se-lhe o teto para substituí-lo por uma espécie de toldo ou guarda sol como queiram chamar-lhe, modifica-se o interior colocando-lhe uns bancos feitos de vime, e acaba-se pintando a máquina de cores aciduladas evocadoras do verão.
O resultado final é um automóvel com um charme inegável.

Fiat 850 Shellette

No mercado italiano, este Fiat de lazer respondia pelo nome de “Spiaggietta” mas internacionalmente levava o nome de Shellette, em homenagem ao designer de iates, Phillip Schell, que trabalhou no projeto com o renomado designer e carroçador Giovanni Michelotti . Eles utilizaram a plataforma do Fiat 850 Special, encurtando a distância entre eixos em 22 centímetros. Proposto por uma empresa monegasca aos milionários de visita ao principado do Mónaco, apenas foram produzidas cerca de 80 unidades deste Fiat 850 Shellette.

Meyers Manx 

O Buggy foi sem dúvida o responsável pelo sucesso desta categoria de veículos, muitos dos modelos presentes neste artigo foram diretamente influenciados por ele. O Meyers Manx foi o buggy de maior sucesso de sempre, principalmente no mercado norte americano. O projecto teve início quando Bruce Meyers construiu um automóvel de competição para as dunas, com peças da Volkswagen, incluindo a mecânica boxer de quatro cilindros e refrigeração a ar. Foram inúmeras as marcas que replicaram a receita por este mundo fora, tornando o Buggy um icone deste tipo de veículos

Mini Moke 

A primeira versão civil do Mini Moke
A primeira versão civil do Mini Moke

Concebido para ser um veículo militar, comercializado como veículo comercial, o Mini Moke tornou-se num carro de lazer, ao qual Portugal estará para sempre ligado.Depois de chumbar nos testes como veículo militar, tudo porque a sua altura era extremamente baixa, este acabou por invadir as estâncias balneares nos anos 60 e 70. A sua produção terminou apenas em 1993, em Portugal, onde era produzido em exclusivo desde 1981.

Renault 4 Plein Air

Desejosa de diversificar a gama do seu recente modelo e atenta ao crescente entusiasmo pelos veiculos de lazer. A Renault confia à Sinpar a concepção e posterior produção de um derivado do Renault 4, chamado Plein Air. Apresentado em 1968, na véspera do seu principal concorrente Méhari, este Renault 4 Plein Air não teve de todo o mesmo sucesso. Apesar de muito bem conseguido, o seu preço elevado condenou-o, sendo produzidos apenas cerca de 600 exemplares até 1970.

Renault Rodeo 4

Inspirada pelo sucesso do Citroën Méhari, a Renault volta a propor um veículo de lazer, depois do fracasso que foi o Renault 4 Plein Air. O Rodeo 4 foi lançado em 1970 com base na furgoneta Renault F4. Tal como o seu principal concorrente este não é um produto puro da marca francesa, mas sim dos Ateliers de Construction du Livradois (ACL) dirigidos por Raoul Teilhol.

Volkswagen Type 181

Nos anos 60, a Volkswagen ainda não era o colosso da indústria automóvel que hoje conhecemos. Tratava-se de um construtor alemão com uma gama essencialmente baseada num modelo único, o bom e velho Carocha. Sempre que lançava um novo modelo, este tomava por base o Carocha e o seu famoso “Flat Four”. Foi o que aconteceu por exemplo, com o Volkswagen Combi e o coupé Karmann-Ghia. O Type 181 não foi exceção, construído para ser um veículo militar viria a tornar-se um dos símbolos do movimento hippie.

Citroën C3 Pluriel

Este é o automóvel mais recente desta lista, mas é aquele que mais se aproxima do conceito de automóvel de praia produzido por uma marca no século XXI. A Citroën redescobre toda a sua criatividade e inventa um carro camaleão, o Citroën C3 Pluriel. Um pequeno citadino de 4 lugares que pode ser transformado num descapotável e até mesmo numa pick-up. Apresentado em Paris em outubro de 2002, o C3 Pluriel é considerado o descendente do mítico Méhari do final dos anos 1960.

Renault 4 Mireli

Deixámos para o fim talvez o modelo mais exclusivo, e para mais é de produção nacional. O Renault 4 Mireli era produzido pela Mireli, LDA, uma empresa de Coimbra dedicada ao fabrico de autocaravanas e pequenos barcos. Feito com base no Renault 4, estes eram adquiridos novos aos quais eram extraídas as carroçarias originais e aplicada a carroçaria de fibra de vidro produzida pela Mireli. Produzido entre 1981 e 1993, não se sabe ao certo quantas unidades foram produzidas deste simpático veículo.

Vive a tua paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s