RAM TRX: A Pick-up mais extrema do planeta!

Depois do anúncio da eletrificação total da marca RAM, por parte do CEO da Stellantis, Carlos Tavares. Este é certamente o último da sua espécie. Imagine só, mais de 700 cv sob o capô para impulsionar as quase 3 toneladas de aço e alumínio … Aqui está a pick-up mais extrema do momento: a RAM TRX!

Testemunhamos ao nascimento de uma máquina destas cerca de uma vez por década. No início dos anos 2000, a Dodge já tinha colocado um motor de Supercar na sua pick-up RAM SRT-10. Um verdadeiro delírio! Mesmo assim, dez anos depois, a Ford ainda conseguiu elevar o nível um degrau acima, com o monstruoso F150 Raptor. Uma versão que teve um acolhimento entusiasta nos Estados Unidos, vendendo mais do que o Corvette ou do que toda a gama da Porsche junta, naquele país.

O seu concorrente direto acaba de responder. A RAM TRX, conhecida também por T-Rex, impõe-se como a pickup mais potente e rápida do mundo. E para consegui-lo, este não poupou esforços, pois sob o capô da RAM TRX esconde-se o V8 Hellcat 6.2 litros. Aqui ele desenvolve mais de 702cv para 881 Nm de binário, uma potência digna de um superdesportivo. Para transmitir toda a potência às quatro rodas, o Ram 1500 TRX pode contar com a caixa de velocidades ZF de oito velocidades, mas neste caso específico, tudo foi reforçado para que esta monstruosa pick-up seja a mais sólida possível (caixa de transferência, carroçaria).

A suspensão foi totalmente renovada com novos braços de controlo em alumínio forjado, novos casquilhos, amortecedores com alumínio para maior durabilidade e melhor dissipação de calor e uma geometria revista. As molas helicoidais traseiras, feitas por encomenda para a RAM, têm 60 cm (as maiores usadas em qualquer veículo de produção em série no mundo), o curso da suspensão é de 33 cm e os muito evoluídos amortecedores ativos são da Bilstein (Blackhawk).

Com quase seis metros de comprimento, mas isso não impede a RAM TRX de chegar aos 100 km/h em apenas 4,8s ou de aflorar os 190 km/h (limitados), Face às versões mais pacatas da RAM 1500, as vias foram alargadas (em mais de 15 cm) tal como a largura da carroçaria, para permitir que as prestações dinâmicas muito agressivas não prejudicassem a estabilidade.

No habitáculo temos a mesma base de tabliê da RAM 1500 mas com muitos melhoramentos, desde o volante desportivo de secção inferior achatada, patilhas de passagem de caixa atrás do volante em alumínio (uma estreia num modelo da RAM), bancos com apoio lateral reforçado, diversos tipos de metais (alguns com superfícies escovadas) e uma equilibrada combinação de pele (com pesponto vermelho), Alcantara e… fibra de carbono.

A instrumentação combina os mostradores redondos nos extremos (velocidade, rotações, etc) com uma zona central digital que vai apresentando diferentes grafismos informativos de acordo com as escolhas do condutor. Nos muitos menus que podem ser consultados no ecrã de infoentretenimento destacam-se os que mostram dados sobre performances e rendimento do motor, estado do veículo e tudo o que possa fazer falta numa pick-up de corridas.

Em termos de preço, o TRX começa a partir de 69.995 dólares nos EUA. Os opositores deste conceito de veículo ficarão felizes por saber que a RAM 1500 TRX não é oficialmente distribuída na Europa, enquanto no outro lado da barricada será bem acolhida a informação de que há a possibilidade de comprá-lo via importadores especializados em países como a França e Alemanha, mas por preços a rondar os 120 000 euros.

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s