Volkswagen Polo GTI : Um regresso tão aguardado.

Afinal os pequenos desportivos não estão mortos. Depois da renovação das versões “normais” do Volkswagen Polo, é a vez da sua versão vitaminada GTI. Fiel ao 2.0 Turbo, este ganha em potência, prestações, e claro em tecnologia.

As três letras legendárias

É uma agradável surpresa este regresso tão aguardado do Polo GTI, depois de meses de ausência do catálogo do construtor alemão. Esqueçam o Peugeot 208 GTi, Renault Clio RS, Opel Corsa OPC e outros Seat Ibiza Cubra, pois estes abandonaram definitivamente o jogo. Durante vários meses, o Ford Fiesta ST viu-se sozinho como uma alma perdida na categoria dos citadinos desportivos.

O que deixou o caminho livre a dois fabricantes asiáticos que investiram rapidamente no segmento para melhorar sua imagem. A Toyota, em primeiro lugar, com um já lendário Yaris GR (261 cv), elogiado pela imprensa internacional, seguido de um Hyundai i20 N (204 cv), honrando a sua participação no campeonato mundial de ralis WRC.

No capítulo mecânico o Volkswagen Polo GTI resistiu ao downsizing e à hibridação, conservando o seu bom e velho 2.0 Turbo de quatro cilindros, que viu a sua potência aumentar de 7 cv, fixando-se agora nos 207 cv. O binário mantém-se inalterado nos 320 Nm, o exercício dos 0 aos 100 Km/h faz-se em 6,5 segundos ganhando duas décimas em relação à anterior geração. O novo Polo estará apenas disponível com a caixa automática DSG de sete relações.

Novas jantes de 17 ou 18 polegadas também fazem deste pacote exclusivo. Para transmitir todo a potência ao solo o novo Polo GTI vale-se do diferencial eletrónico, de uma nova barra estabilizadora na dianteira e uma suspensão 15 mm mais baixa do que a usada pelos restantes Polo.

Mini Golf

Esta renovação veio demonstrar mais uma que o objetivo da Volkswagen é o de aproximar o Polo do seu irmão mais velho, o Volkswagen Golf. Assim sendo podemos considerar este Polo GTI como a versão miniatura do “pai dos GTI”.

À nova ótica frontal, equipada com projetores Matrix LED acrescenta uma faixa transversal de LED, em torno do logotipo da grelha frontal. Um pára-choques composto de uma esguia entrada de ar vestida com uma grelha em forma de favo de mel,. De cada lado desse novo pára-choque, duas células luminosas completam esse estilo incisivo.

O interior não traz grandes novidades, sendo por sua vez mais colorido e alegre que o habitual na marca germânica. Assim as principais novidades no interior são tecnológicas, , o revisto Polo GTI apresenta-se com um novo sistema de infoentretenimento que surge associado, de série, a um ecrã com 8” que, em opção, pode crescer para as 9,2”. Especial destaque para a possibilidade de guardar os perfis dos condutores na cloud e a ligação sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Por fim, o Polo GTI aposta numa panóplia de sistemas de auxílio à condução. Como o Cruise Control adaptativo, Lane Assist, Side Assist, Rear Traffic Alert System ou o sistema de travagem autónoma, EA estreia do sistema “Travel Assist”.

A Volkswagen ainda não divulgou preços e espera comercializar o Polo GTI no próximo outono.

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s