Hyundai i20 N: Uma Espécie em Vias de extinção.

Enquanto a maioria dos construtores estão abandonando gradualmente o segmento dos citadinos desportivos, a Hyundai está obstinada em resistir com seu novo i20 N, uma bomba de 204 cv com um temperamento feroz e filosofia à antiga. O suficiente para nos fazer lamentar um pouco mais os velhos tempos?

À partida, o Hyundai i20 é um simpático citadino. Um carro com prestações sérias, com motores (alguns com micro-híbridação) não excedendo 100 cavalos de potência e a preços razoáveis.

Com o famoso emblema N na grelha frontal, N a relembrar Namyan onde se situa o centro de desenvolvimento da marca coreana ou, N como Nürburgring. o pequeno citadino coreano tornou-se um rebelde. Um pouco como se ele quisesse ser como seu primo, um certo i20 WRC.

Um citadino desportivo, o primeiro do género para o construtor coreano, com uma missão: mostrar à Renault e à Peugeot que abandonar o segmento foi um grande erro. O i20 N pertence a uma espécie em vias de extinção, uma raridade neste novo mundo cada vez mais eletrificado. Um pouco como seu único concorrente, o Ford Fiesta ST, ou o Toyota Yaris GR, fazendo este parte de uma casta superior.

Um estilo distinto !

Primeiro passo de sua emancipação, o seu estilo decididamente mais agressivo. Impossível passar ao lado da sua linha repleta de ângulos, já bem representativa na sua versão normal. Mas o N vai ainda mais longe. Na dianteira temos um para-choques redesenhado com entradas de ar maiores e, claro está, os “obrigatórios” logótipos colocada na grelha frontal específica. Na lateral destacam-se as novas embaladeiras enquanto na traseira encontramos um novo difusor, uma grande saída de escape e um spoiler imponente.

No interior o novo i20 N apresenta-se com bancos desportivos com o encosto de cabeça integrado, um volante e punho da caixa específicos e detalhes no azul típico da divisão “N” da Hyundai. Já no painel de instrumentos digital as zonas vermelhas do conta-rotações variam de acordo com a temperatura do motor.

Um motor enérgico !

Nem pensar em encontrar um único kW, o pequeno coreano é um carro 100% térmico sem hibridização, motorizado por um 4 cilindros 1.6 turbo com 204 cv e 275 Nm. Exclusivamente associado a uma caixa manual de seis velocidades com ponta tacão automático, este motor permite impulsionar os 1190 kg do i20 N até aos 100 km/h em apenas 6,7s e alcançar os 230 km/h de velocidade máxima.

Ahh! Já me esquecia, para despertar a fera basta pressionar no botão vermelho colocado no volante…Onde é que eu já vi isto? Ciao Ferrari!

Dinâmica cirúrgica !

Os 204 cv do i20 N são enviados às rodas dianteiras. Para as ajudar na tarefa de os colocar a todos no solo, a Hyundai equipou o mais desportivo dos i20 com um Launch Control e oferece, como opção, um diferencial autoblocante mecânico (o N Corner Carving Differential). A somar a tudo isto, este “pocket rocket” viu ainda o chassis ser reforçado em 12 pontos diferentes e passou a contar com novos amortecedores, novas molas e novas barras estabilizadoras, bem como discos de travões de maior dimensão.

O Hyundai i20 N, prova que ainda há espaço no mercado para pequenos desportivos com um grande caráter. Pequeno, leve e com um motor dinâmico, o i20 N mostra mais uma vez que não é preciso gastar quantias astronómicas em automóveis de elevada potência para desfrutar de uma condução desportiva.

Vive a Tua Paixão!

One thought on “Hyundai i20 N: Uma Espécie em Vias de extinção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s