Volkswagen ID.4 – Terapia de Grupo

Após o “Dieselgate” a Volkswagen viu-se na obrigação de restaurar a sua imagem, orientando a sua estratégia na eletrificação. Para apagar o mais rapidamente possível este mau momento da sua história, a VW criou a sub-marca ID dedicada aos automóveis 100% eléctricos, com o ambicioso objetivo de se tornar no líder do mercado. O Volkswagen ID.3 foi o primogénito da gama, ao qual vem agora juntar-se o ID.4.

O Volkswagen ID.4 assume um papel importante no seio da marca, além de ser o primeiro SUV elétrico da volkswagen este também será o primeiro modelo global da gama ID, estando prevista sua comercialização na Europa, mas também na China e nos EUA. A marca alemã descreve-o como o melhor compromisso entre as duas tendências do mercado: elétrico e SUV. A Volkswagen estima que o ID.4 venha a representar 1/3 das vendas totais dos carros elétricos da família ID

O novo Volkswagen ID.4 assenta tal como o seu “irmão” mais novo ID.3 na plataforma MEB, a mesma que serve de base aos outros elétricos do grupo alemão. Tais como o Škoda Enyaq iV ou ainda o CUPRA el-Born.

O ID.4 assenta na plataforma MEB que serve de base para os modelos elétricos do Grupo Volkswagen

Atualmente quando falamos de SUV na Volkswagen, referimo-nos ao musculado e agressivo Tiguan, o modelo mais vendido em todo o mundo da marca alemã.

O Volkswagen ID.4 por sua vez assume uma ruptura no estilo, adotando um design que não esconde as semelhanças com o ID.3. A sua carroçaria foi desenhada para otimizar a aerodinâmica, adotando formas mais suaves e arredondadas, de forma a melhorar a autonomia. Pois este é um ponto chave para um automóvel elétrico, daí alguns pormenores para diminuir a resistência ao ar, como por exemplo, os puxadores das portas embutidos.

Vocação Familiar

Esqueçam o longo capô característico dos SUV, aqui temos um capô muito mais curto, pois temos o motor instalado sobre o eixo traseiro. O que permite ao ID.4 de oferecer um habitáculo amplo totalmente dedicado aos seus ocupantes, superando até os modelos do segmento superior. Pode mesmo afirmar-se que em termos de habitabilidade o ID.4 parece um monovolume, disponibilizando uma bagageira de 543 litros, podendo chegar até aos 1575 litros com os bancos rebatidos.

O interior assemelha-se ao ID.3 e reutiliza materiais reciclados na sua concepção.

E por falar em habitáculo, o interior também ele se assemelha com o do ID.3, com destaque para a ausência de comandos físicos e a presença de dois ecrãs, um para o painel de instrumentos e outro de maiores dimensões destinado ao infoentretenimento.

O novo ID.4 aposta claramente na conectividade. B asta dizer “Olá ID” para interagir com as várias funcionalidades como a navegação e a iluminação interior. O ID.4 possui como opcional um head-up display com realidade aumentada e comunica com os seus ocupantes através do sistema ID light, que recorre a 54 LEDs que adotam diversas cores, padrões e animações consoante a mensagem a transmitir.

Motores e Versões Disponíveis

O Volkswagen ID.4 oferece duas opções de baterias e três níveis de potência. A bateria de 52 KWh que está associada aos motores de 150 cv e 170 cv para uma autonomia de 340 kms. Por sua vez a bateria de 77 kWh está associada ao motor de 204 cv e disponibiliza uma autonomia de 530 kms em ciclo WLTP.

O ID.4 pode ser carregado numa tomada DC (corrente direta) de carga rápida com até 125 kW de potência.

Todas as versões estão limitadas a uma velocidade máxima de 160 km/h, com toda a potência a ser entregue às rodas traseiras. Para mais tarde está prevista a chegada da versão GTX de tracção integral.

Amigo do Ambiente

O ID.4 é um automóvel de nova geração amigo do ambiente. Preservar o planeta tornou-se numa obrigação dos construtores, pelo que a Volkswagen afirma que o ID.4 reutilizar um máximo de materiais reciclados na sua construção como por exemplo o tecido microfibra que reveste os bancos é feito com garrafas de plástico recicladas. A marca alemã destaca ainda o facto que a produção do ID.4 é neutra em CO2.

O Volkswagen ID.4 acaba de chegar e outro elemento da família já tem chegada marcada para breve. Trata-se do ID.5, a variante mais desportiva e dinâmica do SUV elétrico da Volkswagen. E a promessa é de não se ficar por aqui.

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s