4 Porsche Que Possivelmente Não Conheças!

Quando se fala em Porsche, a primeira coisa que nos vem à ideia é o 911, mas a marca produziu dezenas de automóveis icónicos desde que introduziu o 356. Assim como, também desenhou vários protótipos interessantes que não chegaram à linha de produção e carros de corrida extremamente raros. Eis uma pequena antologia de 4 protótipos que possivelmente não conheças.

Porsche Type 64

Temos tendência em crer que o 356 foi o primeiro Porsche, tendo em conta que as realizações de Ferdinand Porsche anteriores à guerra não tinham nada de desportivo. No entanto o autor do icónico KdF Wagen (mais conhecido entre nós por Carocha) e do seu derivado militar Kubëlwagen também tinha idealizado um desportivo – o Type 64.

O Type 64 antecipava aquele que seria futuro da marca: formas aerodinâmicas, assim como o motor em posição traseira, um “flat four” de 985 cm3 com 50 cv capaz de levar o Type 64 até aos 160 km/h. Conhecido internamente por 60K10, esta era a 10ª evolução da carroçaria do Type 60 ( denominação interna do Carocha).

Com o objetivo de participar na prova Berlim-Roma de 1939 serão produzidos 3 exemplares, corrida que viria a ser anulada por causa da guerra. Destes três exemplares, apenas existe um sobrevivente restaurado pela Porsche e revendido ao Museu Petersen de Los Angeles. Os outros dois, tiveram um triste destino: um foi destruído nos bombardeamentos e o outro foi vandalizado pelos soldados americanos em 1945.

Porsche 356 Carrera GTL Abarth

Porsche 356 Carrera GTL Abarth

Um Porsche 356 Abarth ? Sim leu bem, existiu de facto um Porsche picado pelo “escorpião”. Se bem que inicialmente a missão de construir uma versão de competição mais ligeira, mais aerodinâmica e mais performante que o 356 fosse confiada aos italianos da Zagato, em 1959. Estes abandonariam o projeto com medo de perder um dos seus principais clientes, a Alfa Romeo, concorrente da Porsche na altura. Tornou-se necessário encontrar um substituto competente. O projeto será entregue a Carlo Abarth, um velho conhecido da família Porsche.

Carlo Abarth conhece o genro de Ferdinand Porsche – Anton Piech, nos anos 30, casando com a secretaria deste. Criando uma forte ligação com a família Porsche, este austríaco naturalizado italiano foi o representante e distribuidor das patentes Porsche em Itália na década de 40. Conhecido como um preparador competente Carlo Abarth foi a escolha lógica para dar continuação ao projeto.

Abarth faz apelo a Franco Scaglione para se encarregar do design e vai utilizar todo o seu conhecimento para melhorar as performances do flat-four original, um 1.6 de 115 cv. Carlo Abarth conseguiu elevar a potência até aos 128 cv e mais tarde até aos 135 cv. Depois de produzidas 21 unidades o contrato foi interrompido, a Porsche não estava satisfeita com a qualidade de fabricação. Apesar de tudo o Porsche 356 Carrera GTL iria dar nas vistas em varias corridas, ganhando três vezes as 24h de le Mans na sua categoria, em 1960, 1961 e 1962.

Porsche 928 Type 942

Porsche 928 Type 942

Hoje é possível ter um Porsche e ao mesmo tempo usufruir de espaço para levar toda a bagagem da família, que o digam os proprietários de Porsche Cayanne, Macan e Panamera. Nos anos 80 a realidade era bem diferente apenas o Porsche 928 oferecia algum espaço mas não deixava de ser um coupé.

A vontade de alargar a gama já existia no seio da marca. Pela ocasião dos 75 anos de Ferry Porsche, as equipas de Stuttgart quiseram juntar o útil ao agradável, oferecer um presente ao patrão e ao mesmo tempo apresentar um protótipo com vista a um novo modelo.

Para realizar o 928 Type 942, os empregados da Porsche pegaram num Porsche 928 S equipado do V8 de 310 cv, aumentaram-lhe a distância entre eixos de 25 cm, para um comprimento total de 4,77 metros. Estas modificações permitiam ao Type 942 oferecer 4 lugares, a cor escolhida será o verde, a cor preferida de Ferry Porsche. A pedido deste, o Shooting Brake terá uns originais faróis dianteiros. Ferry Porsche utilizaria este modelo único durante algum tempo antes de entregá-lo ao museu da marca.

Porsche Type 984

Porsche type 984

No inicio dos anos 80 e apesar do sucesso comercial do Porsche 924, a marca sabia que os fãs lamentavam a passagem para o motor dianteiro. Depois de ter trabalhado em conjunto com a SEAT num projeto de desenvolvimento de um pequeno desportivo, a Porsche decide por seu lado desenvolver um “baby”911 e lança o projeto 984 em 1984.

O projeto é ambicioso, são previstos quatro modelos: coupé, targa, cabriolet e roadster. Estilisticamente o Type 984 vai inspirar-se das estrelas da companhia, o Porsche 911 e 928 propondo um desenho bem conseguido.

De regresso à posição traseira estava previsto um motor 4 cilindros com aproximadamente 150 cv, o 984 seria assim o modelo mais acessível da marca. Depois de testes exaustivos, os executivos da empresa estavam agradados com a ideia, mas as dificuldades financeiras da marca impediram a concretização daquele que viria a ser o precursor do Porsche Boxster apresentado anos mais tarde.

Vive a Tua Paixão!

One thought on “4 Porsche Que Possivelmente Não Conheças!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s