Ford Puma ST – Será Este o Futuro dos “Pocket Rocket”?

A ascensão dos SUV continua, esta vem acompanhada pela locomoção eléctrica. A tal ponto que algumas marcas não hesitam em substituir modelos tradicionais nas sua gamas e apostar nos SUV. Os pequenos desportivos foram das primeiras vítimas, felizmente ainda há alguns resistentes como o Toyota GR Yaris. A Ford, por sua vez, decidiu unir os dois conceitos ao lançar o Ford Puma ST, um B-SUV dopado de hormonas. Será este o futuro dos Pocket Rocket?

Puma? Este nome não me é estranho. A marca americana tornou-se especialista na arte do “remake”, não hesitando em rebuscar nomes do passado se estes o podem ajudar no presente. Recentemente chamou o seu primeiro automóvel elétrico de Mustang Mach-E, em referência ao icónico modelo dos anos 60. Pois bem, há 25 anos atrás o Ford Puma era um coupé desportivo feito com base no Fiesta. Os anos passaram e tornou-se num SUV, que por sinal também utiliza a plataforma do Ford Fiesta.

Transformar um SUV urbano num GTI é uma ideia ousada. Sobretudo nos tempos electrificados que correm, no entanto a Ford não demorou muito tempo a decidir-se. Um ano depois do seu lançamento a marca americana comercializa a versão vitaminada do seu SUV – o Puma ST.

Utilizar o nome de um coupé desportivo num SUV não agradou aos entusiastas mais aguerridos. Mas bem vistas as coisas, com o seu perfil quase SUV, quase coupé o Ford Puma apresenta um design muito dinâmico quase desportivo, o que de certa maneira faz uma homenagem ao seu antepassado dos anos 90.

Desenvolvido pela Ford Performance, o Ford Puma ST vem ainda reforçar esta imagem desportiva com certos detalhes estéticos. Na dianteira, destaque para o splitter para aumentar a downforce conferindo-lhe melhor estabilidade e motricidade. O pára-choque redesenhado com novas grelhas para melhorar a refrigeração. Na traseira temos a presença de um novo spoiler assim como um novo difusor e dupla saída de escape.

Destaque ainda para as jantes especificas de 19″, acabamentos em preto gloss e a possibilidade de escolher a exclusiva cor verde “Mean Green”, para alem das outras oito opções para pintar a carroçaria.

O interior é semelhante ao do Ford Fiesta, em que as principais novidades consistem nos bancos desportivos da Recaro, o volante desportivo base plana e o punho especifico da caixa de velocidades. Como já vem sendo hábito nos automóveis atuais, o Puma ST possui um ecrã de 8″ associado ao sistema de infoentretenimento SYNC 3, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

200 Cavalos de Pura Adrenalina

Partilhando a plataforma com o Fiesta, não é de estranhar encontrarmos debaixo do capot do Puma ST o três cilindros 1.5 ecoboost de 200 cv estreado pelo primo Fiesta ST. Este motor disponibiliza um sistema de desativação de cilindros, que permite o funcionamento deste utilizando apenas dois cilindros quando o motor não é muito solicitado. Assim que surge a necessidade de potência o terceiro cilindro ativa-se num piscar de olhos (esta ocorre em 14 milissegundos). Graças à ajuda deste sistema, o Puma ST anuncia consumos médios de 6,9 l/100 km e emissões de CO2 de 155 g/km (ciclo WLTP).

Associado a uma transmissão manual de seis velocidades, este motor envia a sua potência às rodas dianteiras e permite ao Ford Puma ST cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 6,7s e atingir os 220 km/h de velocidade máxima.

Sendo já uma das referências do mercado em termos de comportamento dinâmico, as capacidades do Puma são maximizadas nesta versão ST. Com um chassis especifico feito por medida, um diferencial autoblocante mecânico, novas suspensões e um sistema de travagem otimizado, assim que os quatro modos de condução (eco, normal, Sport e Circuit) fazem do Ford Puma ST um concentrado de adrenalina. Cereja no topo do bolo, um Launch Control está disponível no Pack Performance.

Com o lançamento do Ford Puma ST, a gama desportiva da marca americana é atualmente uma das mais extensas para um construtor generalista. Contrariando a tendência atual da indústria automóvel, a Ford possui uma gama desportiva tentacular com o Fiesta, Puma e Focus ST, o Mustang, o Raptor ou mesmo o famoso Ford GT, produzido em 1350 unidades, todas vendidas claro.

Vive a Tua Paixão!

One thought on “Ford Puma ST – Será Este o Futuro dos “Pocket Rocket”?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s