As Novidades Yamaha 2021.

Com a anulação do Salão EICMA de Milão, a Yamaha decidiu ir apresentando as novidades para 2021 separadamente ao longo das últimas semanas . Aqui está um concentrado das principais novidades.

MT-09 – The Master of Torque

A moto que deu início à família MT (master of torque) em 2013 , vai sofrer a sua mais profunda renovação. Foi totalmente revista, estará disponível com uma imagem renovada, com um novo motor, mas também a nível tecnológico encontramos nesta que será a terceira geração do modelo mais ajudas à condução.

O novo motor tricilíndrico não apenas cumpre com as normas Euro5, como também vê a sua cilindrada aumentar dos anteriores 847 cm3 para os 889 cm3. A potência sobe agora para os 119 cv às 10.000 rpm, mas o mais relevante é que o binário passa para 93 Nm disponíveis às 7.000 rpm. Isto significa que o condutor terá a possibilidade de usufruir de mais força a rotações mais baixas, mais precisamente 1500 rpm abaixo em comparação com o motor da atual geração Euro4.

Também o famoso quadro Deltabox , assim como o braço oscilante foram totalmente revistos, passando agora a utilizarem materiais mais leves e mais resistentes, o que lhe confere um dinâmica inédita.

A nível estético destaque para a nova assinatura luminosa bastante agressiva, que muito tem dado que falar nas redes sociais. Mas que a marca japonesa afirma ser uma das mais eficaz do mercado. A MT 09 recebe também um novo guiador mais largo, que permite um melhor controlo sobre a frente da moto e manter uma posição típica dos modelos naked. Com uma aparência musculada, em que a Yamaha retirou praticamente todas as carenagens, pondo em evidência o depósito de combustível de linhas volumosas.

A marca de Iwata aproveitou ainda para corrigir um dos pontos mais criticados que eram as suspensões. Passando agora a dispor de uma forquilha invertida Kayaba “premium”, totalmente ajustável. Na traseira encontramos um amortecedor da mesma marca. Tanto no eixo dianteiro como traseiro a Yamaha reviu por completo as afinações de fábrica para adaptar as mesmas à performance do novo motor.

A tecnologia não foi esquecida, com a Yamaha MT 09 a beneficiar de uma unidade de medição de inércia de 6 eixos, que era exclusiva dos modelos R da Yamaha, a nova MT-09 conta com várias ajudas à condução: controlo de tração TCS ajustável em três níveis, controlo de deslizamento lateral da roda traseira SCS, sistema LIF que evita o levantar da roda dianteira em aceleração, ou ainda o ajuste do efeito travão motor, que funciona em conjunto com o sistema de ABS, que por sua vez modula de forma independente a pressão do travão dianteiro e traseiro.

MT-07 – A Campeã de Vendas

Se é verdade que a “Master of Torque” original é a MT-09, não deixa de ser verdade que a mais popular entre as “hyper naked” da yamaha é a MT-07 , sobretudo na Europa. Como seria de esperar também a MT-07 vai dispor em 2021 de novos argumentos para fazer face à concorrência cada vez mais agressiva do segmento.

O motor biclindrico CP2 foi atualizado para cumprir as normas euro5, agora com 73,4 cv de potência às 9.000 rpm e os 67 Nm de binário tornam este motor CP2 num dos mais interessantes do mercado.

O design é talvez o ponto mais interessante desta atualização, com a MT-07 a adoptar também a nova assinatura luminosa de leds , novas asas nas laterais do novo design das coberturas do depósito de combustível que contam com condutas de ar com um design bem definido que transmitem visualmente o fluxo de ar para o motor, o que confere à moto uma postura mais dinâmica. E ainda uma qualidade dos acabamentos superior à anterior geração, o que lhe dá um ar mais premium a esta Yamaha MT 07.

Yamaha Tracer 9 e Tracer 9 GT – A “Sport Touring” Versátil

Se a MT-09 foi totalmente revista, a Yamaha vai ainda mais longe com a Tracer 900 e Tracer 900 GT. Para começar muda o nome passando agora a designarem-se Tracer 9 e Tracer 9 GT.

As Sport Touring da Yamaha recebem, um novo quadro deltabox totalmente reformulado agora mais compacto e leve ,com rigidez otimizada para oferecer melhores sensações dinâmicas. Esta é aliás a palavra de ordem desta atualização da nova Yamaha Tracer.

O motor é também o tricilíndrico euro5 da nova MT-09, agora com uma inclinação de 52,3 graus para trás, conseguindo assim redistribuir o peso e centro de gravidade para assim garantir um melhor feedback da direção.

A nova tracer 9 e 9 GT recebem as mesmas evoluções tecnologicas que a Yamaha MT09 como a nova unidade de medição de inércia IMU. Novidade exclusiva desta Sport touring japonesa é o acelerador electrónico derivado da super desportiva YZF-R1M.

A nova Tracer 9 GT, a versão melhor equipada para as grandes viagens conta com conjunto de equipamentos suplementar como as malas rígidas laterais e o top case com painéis da cor da moto. Ou ainda a suspensão ativa desenvolvida em conjunto com a Kayaba capaz de responder instantaneamente às condições condução para atingir o máximo conforto e precisao em estrada.

Tracer 7 GT

Também a Yamaha Tracer 700 muda de nome em 2021, passando a chamar-se Tracer 7 como a sua irmã mais potente Tracer 9. Outra novidade para 2021 é que a “Sport tourer” de media cilindrada recebe também uma versão GT que conta com mais equipamento uma maior versatilidade para viagens de maior duração.

Destaque para uma protecção aerodinâmica melhorada graças à adopção de para-brisas mais alto, fabricado em policarbonato resistente aos riscos e inquebrável. Ou ainda as malas laterais desenvolvidas para se adaptarem às linhas da Tracer 7 GT e para serem facilmente instaladas ou removidas.

Mobilidade Urbana

As scooters estão na moda. condicionados pela atual crise sanitária e a utilização cada vez mais complicada do automóvel no dia-a-dia, os hábitos de mobilidade dos cidadãos estão mudar. Pelo que os construtores estão a apostar cada vez mais no desenvolvimento das suas gamas de scooters. Vocacionadas para uma utilização urbana e o fato de poderem conduzir-se com a carta de condução de ligeiros faz das 125 cm3 uma boa opção.

Paro o ano 2021 a Yamaha decidiu atualizar os seus modelos de entrada de gama a N-Max e a D’elight, com novo design, novos equipamentos tecnológicos e motores revistos para cumprirem as normas Euro5, e agora equipados com o sistema Start and Stop.

A Yamaha N-Max visa diretamente a PCX da Honda que é a scooter mais vendida da europa. A N-Max apresenta novos argumentos : novo quadro mais dinâmico, utilização de materiais com acabamentos de maior qualidade, novo sistema “Keyless” em que o condutor pode guardar as chaves no bolso e por o motor em marcha com um simples botão, uma app chamada “my Ride” que permite conectar-se ao smartphone e receber notificações das chamadas e mensagens no painel de instrumentos assim como outras informações relativas ao veiculo.

A Yamaha D’elight por sua vez assume o lado mais retro da gama com um pequeno ar de Vespa da Piaggio, muito procurado pela clientela feminina.

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s