Alfa Romeo – Um Logótipo Com 110 Anos de História.

O ano de 2020 assinala os 110 anos da Alfa Romeo, uma das marcas mais emocionantes, senão a mais emocionantes todas. Pela sua história, as suas conquistas desportivas, pelo som dos seus míticos motores e pelas linhas intemporais dos seus modelos. Dizia -se que Henry Ford costumava tirar o seu chapéu cada vez que via um Alfa Romeo passar. O logotipo da marca é um dos mais marcantes da indústria automóvel que revela uma história interessante pelos símbolos utilizados.

O logótipo original

O logótipo da Alfa Romeo esconde a história de uma marca centenária, única e apaixonante. Antes de mais comecemos pelo que deu origem à Alfa Romeo. O início remonta ao ano 1907 quando o francês Alexandre Darraq resolve comercializar os seus veículos em Itália. Para isso associa-se a Ugo Stella e criam a sociedade S.I.A.D sediada em Milão, onde vão fabricar os seus veículos. O objetivo era assim evitar as pesadas taxas aduaneiras aplicadas às importações. Após alguns desentendimentos o francês acaba por abandonar a sociedade, pelo que Ugo Stella ao ficar sozinho decide mudar a denominação da empresa para Anonima Lombarda Fabbrica Automobili (A.L.F.A).

As várias evoluções do logótipo da Alfa Romeo

Ugo Stella vai ainda pedir ao engenheiro Giuseppe Merosi e a sua equipa que o ajudem a desenhar um logótipo para a sua nova empresa, é o jovem Romano Cattaneo que vai propor uma ideia. Visto a ALFA situar-se em Milão, este vai inspirar-se de dois símbolos da cidade: a Cruz de São Jorge e o Biscione que é o brasão de uma das mais importantes famílias da cidade – Os Visconti. Agradado com a ideia Ugo Stella vai aceitar a proposta.

O primeiro logótipo da marca milanesa é então constituído por um anel azul escuro onde figuram inscritas as palavras ALFA na parte superior e MILANO parte inferior. O interior do anel é dividido em duas partes, à esquerda é colocada a Cruz de São Jorge e à direita aparece o biscione representado por uma serpente verde com um homem na boca.

Logótipo comemorativo da vitória no campeonato mundial de automobilismo em 1925.

A Cruz de São Jorge é o escudo da cidade de Milão, uma homenagem aos cruzados milaneses na sua luta pelo cristianismo. Já a origem do Biscione tem várias várias versões, uns dizem que seria um ser mitológico que teria dado luz a uma criança, enquanto que outros afirmam que seria o fundador da família Visconti teria participado nas cruzadas, e ao vencer um Sarraceno que tinha uma serpente no seu escudo teria adoptado este símbolo como o seu. Acrescentando-lhe um homem na boca da serpente que representaria o Sarraceno.

O logótipo foi sofrendo algumas alterações ao longo do tempo, acompanhando assim a evolução da empresa. Após a Segunda Guerra Mundial a ALFA atravessa graves dificuldades financeiras, pelo que Nicola Romeo assume o controlo de empresa passando esta agora a chamar-se Alfa Romeo. O logótipo é alterado, passando agora a estar escrito Alfa Romeo no anel azul.

Em 1925 para comemorar a sua primeira vitória no campeonato mundial de automobilismo, a Alfa Romeo introduz uma coroa de louros no seu logótipo. Em 1946 o logótipo sofrerá breves alterações no ano em que Itália deixa de ser uma monarquia e passa a ser uma república.

A Alfa Romeo utilizou este logótipo durante um ano (1947/1948)

Em 1972, é construída uma nova fábrica no sul de Itália,na região de Nápoles, para a produção do novo Alfa Romeo Alfasud. A palavra Milano foi retirada do logótipo, assim como Alfa Romeo passou a escrever-se sem hífen.

O logótipo atual surgiu em 2015

Em 2015 surge a última atualização do logótipo da Alfa Romeo com o lançamento do novo Giulia. Apresenta um desenho mais moderno, minimalista, dinâmico, com as linhas douradas a serem substituídas por cores prateadas. Assinalando o ressurgimento da marca italiana, assim como o seu regresso ao mercado norte-americano.

Vive a Tua Paixão!

3 thoughts on “Alfa Romeo – Um Logótipo Com 110 Anos de História.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s