Mazda – 100 anos de Audácia

A Mazda junta-se este ano às marcas centenárias. Depois da Citroën o ano passado, é a vez da marca japonesa de festejar o seu centésimo aniversário. Iniciando a sua atividade como produtor de derivados de cortiça, rapidamente diversifica o seu negócio transformando-se num construtor automóvel. Apesar da sua modéstia, desde logo assumiu a audácia em questionar práticas ditas comuns e forjar novos caminhos nos domínios da engenharia e do design, que outros consideravam inviáveis, esta tem sido a génese da Mazda desde 1920.

O início da aventura começa em 1920, não como construtor de automóveis mas como produtor de derivados de cortiça. Um ano depois da sua fundação a Toyo Cork Kogyo Co,ltd convida Jujiro Matsuda para presidente da empresa. Filho de humildes pescadores, Jujiro Matsuda cuja a grande paixão da sua vida foi a engenharia, vai marcar para sempre os destinos da empresa.

Jujiro Matsuda
Jujiro Matsuda

Com o passar dos anos a crise instalou-se na Toyo Cork Kogyo, a indústria da cortiça já não era o que era. O que exigiu uma reconversão, que começou em 1927 com o fabrico de ferramentas. Dois anos mais tarde, a agora denominada Toyo Kogyo Co lança-se na indústria da mobilidade com o lançamento de um motociclo com 250 cm3 de cilindrada. Produzidas apenas 36 unidades deste motociclo, este servirá de base para o primeiro veículo da marca. Um triciclo de mercadorias, o Mazda – Go. Chegado ao mercado em 1931, o primeiro veículo da jovem marca torna-se num verdadeiro sucesso de vendas, sofrendo constantes atualizações até 1938.

Mazda_Go, foi com este veículo que a Mazda se inicia de verdade como construtor.
Mazda_Go, foi com este veículo que a Mazda se inicia de verdade como construtor.

Hiroshima, o Dia Fatídico

Sediada na cidade de Hiroshima, a Toyo Kogyo vê-se obrigada a produzir armas para o exército nipónico durante a segunda guerra mundial, vendo as suas instalações mobilizadas até ao dia 6de agosto 1945. Dia que iria mudar para sempre o destino da cidade de Hiroshima, quando o bombardeiro Enolagay lança a bomba atómica “litle boy”. Nesse mesmo dia Jujiro Matsuda completava 70 anos, felizmente as instalações da Toyo Kogyo estão distanciadas da cidade e protegidas pelo monte Hijiyama, o que faz com que os danos sofridos não sejam tão severos como aqueles sentidos na cidade.

A história e o futuro de Hiroshima e da Mazda ficariam eternamente ligadas. Depois de tal provação a Mazda foi das primeiras a assumir a responsabilidade de contribuir no processo de reconstrução da cidade.

Depois da Guerra a Mazda continuou de aperfeiçoar os seus triciclos tornando-se num verdadeiro especialista.

Apenas 4 meses depois da tragédia tudo estava pronto para retomar a produção do triciclo Mazda-Go. Em 1948 são cerca de 200 veículos que saem da linha de produção, sendo a partir desta altura exportados para a Índia. Nos anos seguintes o modelo vai sofrendo constantes evoluções. A marca nipónica vai especializar-se neste tipo de veículos, assim como na produção de camiões ligeiros como o Mazda Romper.

Mazda R360 o primeiro automóvel produzido pela Mazda.
Mazda R360 o primeiro automóvel produzido pela Mazda.

R360 O Primeiro Automóvel

Durante os anos 50, a especialidade da Mazda eram os triciclos, sendo a sua última evolução o K360 dotado de um motor V-Twin arrefecido a ar de 356cm3 desenvolvendo 16 cv. Foi então que surgiu uma ideia na cabeça dos dirigentes da Marca – ”E se fizéssemos um modelo de 4 rodas”. Dito e feito, em 1960 será lançado o R360, um simpático coupé de reduzidas dimensões para poder ser homologado na categoria dos Kei-Cars. Equipado de uma transmissão automática, o Mazda R360 revela-se num sucesso de vendas apesar de ter apenas 2 lugares. O que iria originar o aparecimento de uma nova versão, desta vez com 4 lugares, o P360 mais conhecido pelo nome de Carol.

Mazda P360 também conhecido por Carol.

A Aventura Wankel

Para conseguir crescer como construtor automóvel, os dirigentes da Mazda sabem que vai ser difícil impor-se aos gigantes nipónicos que são a Toyota e a Nissan. A modesta Mazda vai ter que demarcar-se das demais com algo de especial.
É por essa altura que a Mazda interessar-se-à pelo motor rotativo, uma tecnologia desenvolvida por Félix Wankel e a marca alemã NSU.

O motor rotativo Wankel vai tornar-se na imagem de marca da Mazda.

Trata-se de uma tecnologia inovadora que interessa vários construtores, tais com a Citroën que se associa à NSU para formar a Comotor para o desenvolvimento do motor Wankel nas suas gamas, ou ainda a Mercedes-Benz com o protótipo C111. Este é um motor mais compacto e mais leve que utilizava um pistão rotativo o que permitia um funcionamento sem vibrações, este tipo de motor prometia revolucionar o mercado.

A Mazda decide então adquirir a licença Junto da NSU e cria o departamento Rotary Engine Division para desenvolver o projeto. A tarefa revela-se difícil, pois este motor sofre de graves problemas de fiabilidade, problemas que serão solucionados pela marca nipónica graças à perseverança e engenhosidade dos seus engenheiros.

Mazda Cosmo Sport lançado em 1964 é o primeiro automóvel do mundo equipado com o motor Wankel.

Em 1964 é lançado o Mazda Cosmo Sport 110, o primeiro automóvel do mundo a usar esta tecnologia. Esta vai tornar-se na imagem de marca da Mazda, desenvolvendo uma gama completa de modelos de passageiros conhecidos como “RX”, assim como veículos comerciais e até uma pick-up. Será no entanto com o Mazda RX7 que a marca vai atingir a consagração internacional.

Nessa época, assim como agora, a Mazda era uma empresa assumidamente independente, tendo a engenharia no centro da sua atividade. Ao longo dos anos desenvolveu um significativo número de estreias mundiais demonstrando a sua determinação e independência de pensamento, assim como a sua aposta na inovação. A aventura continua…

Mazda RX-7

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s