Volkswagen Type 181 – O Militar Hippie

Nos anos 60, a Volkswagen ainda não era o colosso da indústria automóvel que hoje conhecemos. Tratava-se de um construtor alemão com uma gama essencialmente baseada num modelo único, o bom e velho Carocha. Sempre que lançava um novo modelo, este tomava por base o Carocha e o seu famoso “Flat Four”. Foi o que aconteceu por exemplo, com o Volkswagen Combi e o coupé Karmann-Ghia. O Type 181 não foi exceção, construído para ser um veículo militar viria a tornar-se um dos símbolos do movimento hippie.

Em meados dos anos 60, o exército alemão procura um veículo ligeiro para substituir os Jeep Munga da DKW, para isso contacta os vários construtores nacionais. O caderno de encargos distribuído aos concorrentes, indica que o novo veículo deverá ser fiável, robusto e económico. Além dos construtores alemães, também o consórcio Europa Jeep constituído por construtores de França, Itália e Alemanha pretende entrar na corrida.

A Volkswagen prepara um novo protótipo, o Type 181 que retoma o desenho do “Kubewagen”usado na segunda guerra mundial, agora de dimensões mais generosas. A Volkswagen vai pôr em prática uma das suas especialidades, a de construir um automóvel recorrendo a peças de modelos já existentes. O 181 é um verdadeiro misto de peças da marca. O motor é o Flat Four de 1500 cm3 do Carocha, assim como o eixo dianteiro. O eixo traseiro por sua vez, é o do Combi o que lhe permite transportar cargas mais importantes.

Finalmente é o Volkswagen 181 que conquista a preferência do exército alemão, que encomenda de imediato as primeiras unidades. A partir de 1969, são vários milhares de Type 181 que saem das linhas de montagem para as forças armadas alemãs, assim como para a NATO.

Para rentabilizar o investimento feito, a Volkswagen decide produzir uma versão civil do Type 181, propondo-o aos agricultores e a uma clientela rural, dadas as suas capacidades fora de estrada.

Apesar das suas origens militares, nos finais da década de 60 vive-se um ambiente “Flower Power”, as pessoas estão desejosas de liberdade e surge uma nova categoria de veículos – os veículos de lazer. A Volkswagen deseja entrar nesse mercado com o 181, para isso introduz novas cores bem vivas e divertidas para conquistar o público e fazer companhia aos concorrentes o Citroën Méhari e o Mini Moke.

Tal como tinha acontecido com o Carocha ou Fusca para os nossos amigos brasileiros, também o Type 181 ganha uma alcunha diferente consoante o país onde é vendido. Na Alemanha é conhecido com kurierwagen, no México é Safari, The Trekker no Reino Unido e a sua alcunha mais conhecida é The Thing usada nos Estados Unidos.

O sucesso da versão civil não é muito animador, pois o seu físico ingrato e o preço elevado, custando na altura o mesmo que um Volkswagen Carocha Cabriolet, tornam as vendas do 181 confidenciais na Europa.

“The Thing”Parte à Conquista da América

A partir de 1971, a Volkswagen inicia a produção do 181 na sua fábrica mexicana, onde espera aproveitar o sucesso do Carocha no continente americano. No ano seguinte o Type 181 chega à costa oeste americana na esperança de conquistar os surfistas e os hippies de guitarra em punho.

O Type 181 acaba por ter um certo sucesso na América Latina, assim como, nos Estados Unidos onde foi comercializado apenas durante dois anos, pois uma nova legislação obriga ao abandono da sua presença nas terras do “tio Sam”.

Apesar de tudo foram vendidos 31256 exemplares do 181 no território americano, o que não deixa de ser uma boa prestação, tendo em conta uma produção total de 90883 exemplares, dos quais mais de metade teve como destino as forças armadas.

Hoje o Volkswagen 181 volta a despertar o interesse dos colecionadores. Ideal para as zonas balneares, o 181 é uma alternativa mais viril e mais económica ao Citroën Méhari que atingiu preços proibitivos.

Vive a Tua Paixão!

One thought on “Volkswagen Type 181 – O Militar Hippie

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s