Vais Conduzir Uma Moto Este Verão … Este Post é Para Ti!

Com a chegada do verão, começa o bom tempo é o momento ideal para sair de moto. Mas o verão vem acompanhado de um calor sufocante, que torna tentador descurar a utilização do equipamento de proteção. No entanto a sua utilização é indispensável.

No verão o equipamento para o motociclista é incómodo e quente, pelo que é frequente ver motociclistas a circular de manga curta, calções e chinelos , justificando-se de que é apenas para trajetos curtos. No entanto, as condições da estrada são muito semelhantes independentemente da estação do ano e o acidente pode acontecer a qualquer momento.

Em caso de colisão ou acidente o motociclista está mais vulnerável, a moto pode ser projetada deixando o seu corpo exposto ao alcatrão, para além de ossos e articulações danificados. 60% das lesões por abrasão em motociclistas acontece nos meses de verão, lesões que são muito dolorosas e difíceis de recuperar. Daí a importância de circular sempre como equipamento adequado.

Capacete

Além de obrigatório por lei, o capacete é um elemento fundamental para a nossa proteção, sendo o seu uso obrigatório. A questão que se põe é, qual é o melhor capacete para o verão?
Uma grande maioria opta pelo capacete aberto em detrimento do integral, mas o capacete aberto é o que oferece uma menor proteção. O modelo de capacete mais polivalente será o modular, pois existe a possibilidade de abrir a parte de baixo para arejar quando paramos na circulação. Seja como for, o capacete a utilizar deverá sempre ser homologado e estar devidamente ajustado.

O Capacete modular é o modelo mais polivalente. Uma vantagem para o verão.
O Capacete modular é o modelo mais polivalente. Uma vantagem para o verão.

Casaco

O uso do casaco é imprescindível, circular de manga curta no verão representa um risco enorme para os ocupantes do veículo. Hoje em dia existem casacos devidamente adaptados a todas as estações do ano. Quando o calor aperta podemos optar por casacos finos e leves que são perfurados para uma maior ventilação com as proteções nos ombros, cotovelos e costas. Uma grande parte destes casacos possuem diversas capas interiores que são facilmente extraídas, para uma melhor adaptação às alterações da temperatura.

Os fabricantes souberam adaptar-se às várias estações do ano. Como este casaco de verão ventilado e com as devidas protecções.
Os fabricantes souberam adaptar-se às várias estações do ano. Como este casaco de verão ventilado e com as devidas protecções.

Luvas

Muitas vezes descuradas, as luvas são também um dos equipamentos de proteção fundamentais para os motociclistas, fazendo parte dos equipamentos obrigatórios nalguns países tal como o capacete. Pois em caso de queda as mãos serão as primeiras a estar em contacto com o solo. Uma vez mais os fabricantes de equipamentos souberam adaptar-se ás condições climatéricas, as luvas de verão são fabricadas em materiais adaptados ao calor com zonas perfuradas que permitem a entrada de ar fresco. Estas são mais leves, além de não renunciarem ás proteções para garantir uma boa resistência à abrasão.

O Uso de luvas é imprescindível mesmo no verão. E claro devidamente homologadas para a prática da moto.
O Uso de luvas é imprescindível mesmo no verão. E claro devidamente homologadas para a prática da moto.

Calças

As calças são as grandes esquecidas no que toca equipamentos, já que cerca de 80% dos motociclistas não usa calças de proteção ao longo do ano. Também neste capítulo houve vários avanços, existem calças de verão com zonas perfuradas suscetíveis de ventilação, assim como possuem os protetores de joelhos e ancas. Alguns fabricantes conseguiram mesmo colocar no mercado calças de ganga com reforços em Kevlar nas referidas zonas, passando completamente despercebidas.

Calçado

O uso de botas é também fortemente aconselhável no verão pelas mesmas razões que no resto do ano. Neste caso já não será necessário O uso botas Gore-Tex, poderemos privilegiar modelos munidos de zonas ventiladas. Ou ainda, recorrer a botins que simulam o efeito de sapatos de rua com as devidas proteções ás articulações.

Existem vários modelos de calçado especial para o motociclista, como este modelo que não difere muito do calçado normal.
Existem vários modelos de calçado especial para o motociclista, como este modelo que não difere muito do calçado normal.

Alguns Conselhos para não Passar Calor na Moto

  • A utilização do equipamento de verão vai ajudar a combater o calor, sem deixar a segurança de lado;
  • Manter as entradas de ar do capacete abertas;
  • Molhar a roupa para se refrescar;
  • Faça paragens frequentespara tirar o casaco e permitir que o ar percorra o seu corpo;
  • Hidrate-se, aproveite as paragens para beber e recuperar líquidos;
  • Prepare a moto, para as altas temperaturas. Verifique os níveis do líquido de refrigeração e a ventilação da carenagem. Na hora de estacionar procure lugares à sombra ou em garagens.

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s