Audi Sport Quattro – Nascido Para Vencer.

Concebido para permitir a homologação do veículo para a competição, o Audi Sport Quattro é praticamente um automóvel novo, tantas foram as modificações técnicas realizadas. É simplesmente o modelo da Audi mais caro de sempre da marca aos anéis. O Audi Sport Quattro tornou-se uma legenda da história automóvel.

96809771-E64C-4CDD-BAA8-CE8B3564AF73

Em quatro anos de existência, o Grupo B marcou toda uma geração. A competição era apaixonante, mas extremamente perigosa, o que acabou por ditar o fim desta categoria. Vários foram os acidentes graves, como em 1986 no Rali de Portugal, em que o despiste de um piloto provocou várias vítimas na assistência.

2BE4DA4C-47C2-4BF9-AB66-0576489F3ABC

Uma categoria em que os automóveis embora derivados de modelos de série, batiam recordes de potência. O regulamento estipulado pela FIA para o Grupo B, impunha aos construtores que cada veículo inscrito deveria ser produzido a pelo menos 200 unidades para venda ao público.
O que vai originar o aparecimento de autênticos veículos de competição, mas com matrícula. O Peugeot 205 teve o Turbo 16 série 200, o Citroën BX teve o BX 4TC e a Audi teve o Audi Sport Quattro.

Audi Sport Quattro, versão civil para homologação do modelo de competição.
Audi Sport Quattro, versão civil para homologação do modelo de competição.

Para isso a Audi pegou no Ur-Quattro, reduziu-lhe a distância entre eixos de 32 cm, reforçou muitos elementos da carroçaria com alumínio e kevlar, deu-lhe um ar ainda mais musculado e a coisa está feita.

Audi Sport Quattro verde Greenwood uma cor menos frequente.
Audi Sport Quattro verde Greenwood uma cor menos frequente.

Contrariamente aos seus concorrentes em que na versão homologada para a estrada propunham uma consequente redução de potência, não ultrapassando geralmente os 200 cv. O Audi Sport Quattro oferece ao seu feliz proprietário nada mais nada menos que 306 cv, obtidos a partir de um inédito 5 cilindros turbo de 2.1 de cilindrada de 20 válvulas, ao qual juntamos a tracção integral Quattro, o orgulho da Audi. Para transformar o Sport Quattro num carro terrivelmente eficaz.

Sejamos honestos, um automóvel capaz de atingir os 250 Km/h em toda a segurança e devorar os 0 aos 100 Km/h em menos de 5 segundos, são números que ainda hoje impressionam.

DBD7DC72-83E8-430B-88C6-5B9A1A05E198Apesar de já competir no mundial de ralis desde 1983, a versão de estrada é apresentada dois anos mais tarde. Para a Audi o objetivo é claro, tornar-se num construtor prémium ao nível dos seus compatriotas Mercedes e BMW, o que ainda não era o caso. Assim as 200 unidades produzidas para homologar o veículo de competição tinham sido feitas um pouco à pressa, pelo que regressaram à fábrica e foram revistas de A a Z.

Após essa revisão o Sport Quattro é um automóvel bem diferente, dotado de direcção assistida e de um ABS que é desconectável a partir do interior se o condutor o desejar.

6A2427A6-8EC3-4BCD-83E7-99525AE0796A

O interior do Sport Quattro era muito completo.
O interior do Sport Quattro era muito completo.

Um interior muito mais luxuoso com bancos aquecidos em pele e tecido da Recaro, um painel de instrumentos  em poliuretano suave com todos os manómetros possíveis e imaginários, e cereja no topo do bolo um sistema Hi-fi com 4 colunas. Disponível apenas em cinco cores, a mais vendida foi sem dúvida o vermelho Tornado. O Audi Sport Quattro estava reservado à elite.

52C09633-E001-4FE7-B966-E91AC5B49B69

O interior do Sport Quattro era muito completo. Hoje o Audi Sport Quattro é uma legenda e todos os colecionadores do mundo estão de olho à espera de uma oportunidade. Produzidas apenas 214 unidades, a possibilidade de possuir um ícone da história automóvel, a melodia do seu motor  5 cilindros que nos transporta para uma época em que o prazer automóvel não tinha tabus,  é o sonho de qualquer Petrolhead. 
Principal senão, precisa de uma carteira bem recheada.

 

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s