Citroën Ami – A Mobilidade Urbana Segundo a Citroën.

Depois da apresentação do protótipo Ami One Concept o ano passado, e de ter vencido o prémio de mobilidade urbana no último Festival Automobile International em Paris, eis a versão definitiva.

5C44AFC9-30B9-47A1-B587-97662812CDEE

Desenvolvido para uma utilização urbana, o Citroën Ami não é um automóvel mas sim um quadriciclo. Com apenas 2,41 metros de comprimento, um peso de 485 Kgs e uma velocidade máxima limitada a 45 Km/h, o Ami poderá ser conduzido a partir dos 14 anos segundo os países. Em Portugal será preciso esperar pelos 16 anos e estar munido da carta de condução da categoria B1 (Quadriciclos Pesados).

70 Kms de Autonomia

100% elétrico, o Citroën Ami conta com um pequeno motor de 6 KW e uma bateria de iões de lítio com 5,5 KWh de capacidade, oferecendo uma autonomia de 70 quilómetros. Para recarregar a bateria serão apenas necessárias 3 horas numa tomada doméstica de 220 volts, sendo igualmente possível recarregar em postos públicos ou numa wallbox.

Comercializado apenas na cor BLEU AMI, pode ser personalizado com a junção de stickers.
Comercializado apenas na cor BLEU AMI, pode ser personalizado com a junção de stickers.

Inspirado no 2 CV

O Citroën Ami não é muito bonito, mas quer se goste ou se deteste, não deixará ninguém indiferente. Segundo a Citroën foi inspirado no mítico 2cv, o construtor adoptou um design simétrico, a porta do condutor tem uma abertura antagonista para facilitar o acesso ao habitáculo e o sistema de abertura das janelas é igual ao seu antepassado. Tal como o 2cv, o Citroën Ami também estará disponível inicialmente apenas numa cor: o Bleu Ami, um azul mate ao qual estarão disponíveis stickers para a sua personalização.

Ligado a Uma Aplicação

O Ami não possui sistema de infoentretenimento, em substituição existe à direita do volante um suporte para o smartphone que se transformará em ecrã central para permitir o acesso aos sistemas de navegação e áudio.  Poderá ainda ser conectado à App My Citroën onde terá acesso a informações como: a autonomia; a carga da bateria e quilometragem.

De concepção simples, o interior do AMI pode ser personalizado com vários acessórios.
De concepção simples, o interior do AMI pode ser personalizado com vários acessórios.

Quanto Vai Custar ?

A Citroën afirma que pretende com o Ami democratizar a electrificação e o acesso à mobilidade. Para isso vai disponibilizar várias formas de comercialização, desde a compra tradicional feita on-line, o aluguer de longa duração ou ainda através de serviços de carsharing (através a plataforma Free to move do grupo PSA).

A frente e a traseira do Citroën AMI são idênticas para optimizar os custos.
A frente e a traseira do Citroën AMI são idênticas para optimizar os custos.

A Citroën divulgou os preços do Ami para a França, o primeiro país onde será comercializado. Assim o Citroën Ami vai custar 6900 euros, o aluguer de longa duração de 48 meses custará 19,99€/mês . As encomendas começam a partir do 30 de março. Para Portugal teremos de esperar o fim do ano para o início da sua comercialização, assim como a divulgação dos preços.

Vive a Tua Paixão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s