Depois da apresentação do protótipo Ami One Concept o ano passado, e de ter vencido o prémio de mobilidade urbana no último Festival Automobile International em Paris, eis a versão definitiva.
Desenvolvido para uma utilização urbana, o Citroën Ami não é um automóvel mas sim um quadriciclo. Com apenas 2,41 metros de comprimento, um peso de 485 Kgs e uma velocidade máxima limitada a 45 Km/h, o Ami poderá ser conduzido a partir dos 14 anos segundo os países. Em Portugal será preciso esperar pelos 16 anos e estar munido da carta de condução da categoria B1 (Quadriciclos Pesados).
70 Kms de Autonomia
100% elétrico, o Citroën Ami conta com um pequeno motor de 6 KW e uma bateria de iões de lítio com 5,5 KWh de capacidade, oferecendo uma autonomia de 70 quilómetros. Para recarregar a bateria serão apenas necessárias 3 horas numa tomada doméstica de 220 volts, sendo igualmente possível recarregar em postos públicos ou numa wallbox.

Inspirado no 2 CV
O Citroën Ami não é muito bonito, mas quer se goste ou se deteste, não deixará ninguém indiferente. Segundo a Citroën foi inspirado no mítico 2cv, o construtor adoptou um design simétrico, a porta do condutor tem uma abertura antagonista para facilitar o acesso ao habitáculo e o sistema de abertura das janelas é igual ao seu antepassado. Tal como o 2cv, o Citroën Ami também estará disponível inicialmente apenas numa cor: o Bleu Ami, um azul mate ao qual estarão disponíveis stickers para a sua personalização.
Ligado a Uma Aplicação
O Ami não possui sistema de infoentretenimento, em substituição existe à direita do volante um suporte para o smartphone que se transformará em ecrã central para permitir o acesso aos sistemas de navegação e áudio. Poderá ainda ser conectado à App My Citroën onde terá acesso a informações como: a autonomia; a carga da bateria e quilometragem.

Quanto Vai Custar ?
A Citroën afirma que pretende com o Ami democratizar a electrificação e o acesso à mobilidade. Para isso vai disponibilizar várias formas de comercialização, desde a compra tradicional feita on-line, o aluguer de longa duração ou ainda através de serviços de carsharing (através a plataforma Free to move do grupo PSA).

A Citroën divulgou os preços do Ami para a França, o primeiro país onde será comercializado. Assim o Citroën Ami vai custar 6900 euros, o aluguer de longa duração de 48 meses custará 19,99€/mês . As encomendas começam a partir do 30 de março. Para Portugal teremos de esperar o fim do ano para o início da sua comercialização, assim como a divulgação dos preços.