PSA: A Eletrificação Está em Marcha

Para respeitar as normas anti-poluição cada vez mais exigentes, a Peugeot, Citroën, DS e a Opel multiplicam os modelos electrificados. O ano 2020, é o ano da grande ofensiva para o grupo PSA.

Cabe à DS, a marca premium do grupo PSAa honra de estrear as primeiras novidades elétricas. O primeiro é o DS 3 Crossback e-tense, o pequeno SUV 100% elétrico, equipado com uma bateria de 50kw,  para uma autonomia de 300 kms (segundo o ciclo WLTP). O grande DS 7 Crossback e-tense, apesar de utilizar a mesma designação, optará por uma solução híbrida plug-in. Esta solução tecnológica é composta pelo motor 1.6 turbo a gasolina, secundado por dois motores elétricos, um em cada eixo tornando o DS 7 num tracção integral. Desenvolve uma potência combinada de 300 cv e tem 50 kms de autonomia em modo 100% elétrico.

DS3 Crossback e-tense.
DS3 Crossback e-tense.

Com um posicionamento mais acessível, a Citroën é a marca do grupo que menos beneficia da ofensiva. A sua oferta electrificada resume-se por agora ao C5 Aircross Hybrid Plug-in, que só chegará lá para o fim do ano. Utilizará a mesma solução prevista para o 508 hybrid, que será apresentado alguns meses antes. Continuará a utilizar o 4 cilindros 1.6 turbo de 180 cv, mas desta vez secundado apenas por um motor elétrico instalado no eixo dianteiro, totalizando uma  potência de 225 cv.

7CF3C6A6-4B7B-44EE-B0BF-6589CAF004A8

Na Peugeot temos o citadino e- 208 e o SUV e- 2008, dois veículos 100% elétricos que partilham a plataforma e o motor do DS 3 Crossback e-tense. Prevista está também a eletrificação do best-seller da marca do leão.  O 3008 terá direito a não uma, mas duas soluções híbridas recarregáveis. A primeira conserva o sistema de tracção dianteira, tal como no 508. Este traz uma bateria de 11,8 kW e anuncia uma autonomia de 40 kms em modo elétrico.

Hybrid4, o sistema híbrido plug-in do grupo PSA.
Hybrid4, o sistema híbrido plug-in do grupo PSA.

A outra versão é a Hybrid4, que recupera a solução do DS7, que oferece os mesmos 300cv de potência e tracção integral.

Opel Grandland X Hybrid4.
Opel Grandland X Hybrid4.

A Opel não foi esquecida, apresentará o 100% elétrico Corsa-e que usa a mesma tecnologia do primo 208. E ainda, o Opel Grandland x Hybrid4 que utiliza claro está o sistema Hybrid4,  tal como o 3008 e o DS7.

Concept Car 508 Peugeot Sport Engineered
Concept Car 508 Peugeot Sport Engineered

Ao que parece, as versões desportivas dos modelos do grupo PSA, passarão também a ser electrificadas.
A Peugeot já estará a preparar uma versão desportiva do 508, que já tinha apresentado como concept car. O 508 Peugeot Sport Engineered deverá ter uma potência combinada de pelo menos 360 cv e tracção integral.
A agenda 2020 do grupo PSA está ligada à corrente.

Vive a Tua Paixão.

One thought on “PSA: A Eletrificação Está em Marcha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s