Depois de vários meses de testes, a Aston Martin aproveitou o salão de Los Angeles para apresentar o seu primeiro SUV, promete ser o seu modelo mais versátil. Descobre se valeu a pena esperar.
Depois da Bentley, da Lamborghini e da Rolls Royce, também a Aston Martin cedeu à nova tendência do momento e apresenta o seu primeiro SUV.

O novo Aston Martin DBX será o quarto elemento do plano “Second Century”, depois do DB11, do Vantage e do DBS Superleggera. Como vem sendo habitual na Aston Martin, o DBX repousa sobre uma nova plataforma em alumínio que combina rigidez e baixo peso. Com 5,05 mts de comprimento, o DBX é o primeiro 5 lugares da Aston Martin.

Motor Alemão
O fabricante inglês confirmou que o seu SUV irá utilizar tal como o Vantage, o motor V8 twin turbo de origem AMG, de 4 litros com 550cv e 700nm. O motor alemão é capaz de lançar o DBX dos 0/100km/h em apenas 4,5 segundos e atingir a velocidade máxima de 291 Km/h. Este vem ainda equipado com um sistema que desativa metade dos cilindros para economizar combustível, ainda assim, o novo DBX tem um consumo médio de 14,3 litros segundo o ciclo WLTP. O motor vem acoplado a uma caixa automática de 9 velocidades com conversor de binário.

É um Verdadeiro Aston Martin ?
Não há dúvidas, os designers conseguiram a proeza de garantir a identidade Aston Martin nesta carroçaria inédita do DBX. O desenho da dianteira identifica-o desde logo, com a grelha típica da marca assim como os faróis ovais e na traseira vê-se uma nítida inspiração no Vantage, em que as ópticas estão unidas por um friso luminoso em toda a sua largura.

O Aston Martin DBX tem uma linha inspirada nos desportivos da marca em que as portas têm janelas sem molduras.

No interior, entramos num universo de materiais luxuosos, com o habitáculo revestido de couro e Alcântara. Outra particularidade interessante é a presença de uma consola flutuante entre os bancos dianteiros, oferecendo mais espaços de arrumação. Manter o aspecto artesanal não impede a presença de tecnologia. O painel de instrumentos é digital com um ecrã de 12,3” e o sistema de info-entretenimento de 10,2” é compatível com o Apple Car Play.
Dinâmico à Boa Maneira Aston Martin
Com o peso de 2245 kg o novo Aston Martin DBX tem uma repartição do peso quase perfeita pelos 2 eixos (56% à frente e 46% atrás). Vem equipado com uma suspensão pneumática capaz de elevar ou reduzir a altura ao solo (45mm e 50mm respectivamente) e ainda uns amortecedores de firmeza variável controlados electronicamente.
As barras estabilizadoras são activas, graças a um sistema semi-híbrido de 48V que permite reduzir o rolamento da carroçaria, e assim, optimizar o comportamento dinâmico do DBX quer em estrada como em todo-o-terreno.
Andy Palmer, CEO da Aston Martin afirmou que o DBX dará a muitas pessoas a sua primeira experiência de terem um Aston Martin. Para isso terá de ser fiel aos valores da marca, ao mesmo tempo que proporciona a versatilidade e estatuto que se exige de um SUV de luxo.
Depois de meses de desenvolvimento, de libertação de imagens e de pequenos vídeos de protótipos camuflados, a Aston Martin soube estimular a expectativa em torno do seu primeiro SUV. Valeu a pena esperar? Claro que sim. O DBX é um SUV elegante e desportivo, totalmente de acordo com o espírito da marca britânica. O DBX arrisca-se a ser o best-seller da Aston Martin.
Já disponível para encomenda, o Aston Martin DBX será entregue a partir do segundo trimestre de 2020. A marca britânica anuncia um preço de 193500 euros para a Alemanha, pelo que em Portugal com os habituais agravamentos fiscais deverá ultrapassar alegremente os 200000 euros.