Citroën AX BB Cabrio: Um Exclusivo Português.

Apesar de produzido a mais de 2,5 milhões de unidades, existe uma versão do Citroën AX difícil de encontrar e ainda por cima é de concepção portuguesa. É o AX BB Cabrio. 

O Citroën AX BB Cabrio é uma iniciativa de Benjamin Barral, um dos maiores concessionários da Citroën em Portugal, daí o nome  “BB”. Sendo Portugal um país banhado pelo sol, Benjamin Barral achou que não seria má ideia um pequeno cabriolet. Como este modelo não existia na Citroën porque não construí-lo.

E13BEE67-EC9D-4B6B-91C3-636AA94EB55D

Apresentado em 1988 no Salão Automóvel de Genebra, esta versão não oficial foi encomendada à AG Engineering. O protótipo apresentado em Genebra utilizou por base o AX Sport. Durante o salão, o AX BB Cabrio foi bem recebido pelo público. Obteve desde logo um certo sucesso, recebendo de imediato várias encomendas. Infelizmente Benjamin Barral enfrentou várias dificuldades na homologação do modelo, o que demorou 3 anos e claro levou à desistência de vários clientes.

Comercializado a partir de 1991, o AX BB Cabrio desta vez utilizava o Citroën AX GT como base, equipado então com o conhecido motor 1360 cm3 de cilindrada com 86 cv a gasolina. Estes eram enviados à AG Engineering para a transformação em cabriolet.

0513FB22-6324-44E4-96DF-C99F7DE0BCE6
“Entre o céu e a terra”, o folheto publicitário do BB Cabrio.

Recém encartado na altura, achei o AX BB Cabrio bem conseguido. Um cabriolet sem arco de segurança bastante elegante e desportivo. Aproveitando o facto de ter um pai “citroënista” ainda lhe fiz a conversa, mas ele não foi muito sensível aos meus argumentos, comprando-me sim um Citroën AX com 1360 cm3 de cilindrada, mas a gasóleo.

Vendido essencialmente em Portugal por Benjamin Barral, ao que parece alguns exemplares também terão  sido exportado para a Suíça.BFF62DF6-5771-45B4-8525-8AA5E77828FF

A produção do AX BB Cabrio durou sensivelmente 2 anos, num total de 60 a 92 exemplares. Sendo difícil confirmar o número exato, dada a falta de informação disponível. Se por acaso algum leitor do Mundo Sobre Rodas tiver informações suplementares, não hesite em enviar-me, o que desde já agradeço.

De qualquer modo, se está tentado em adquirir um AX BB Cabrio prepare-se para uma verdadeira caça ao tesouro.

 

Vive a Tua Paixão!

One thought on “Citroën AX BB Cabrio: Um Exclusivo Português.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s