A Saga Opel Corsa

A Opel aproveitou o Salão Automóvel de Frankfurt para apresentar a sexta geração do seu best-seller Opel Corsa. Esta nova geração do compacto alemão inaugura uma nova fase, passando agora a utilizar a plataforma e os motores do grupo PSA. Regresso aos 37 anos da saga, revisitando as cinco primeiras gerações. 

FAC37FE3-D341-4185-B300-9CBBA7E25F0B

Produzido a mais de 15 milhões de unidades o Opel Corsa é sem dúvida o maior sucesso de vendas da marca e Portugal não é exceção. O Opel Corsa não é de todo desconhecido para mim, tive a oportunidade de conduzir várias gerações do modelo. Trabalhando como instrutor de condução o Opel Corsa foi um companheiro de trabalho durante mais de uma década, incansáveis nunca me deixaram apeado, eram de uma fiabilidade extrema.

Corsa A – O Primeiro

No início dos anos 80, a Opel decide lançar-se na produção de um automóvel compacto, categoria na qual não estava representada. Para isso, faz apelo ao seu designer Erhard Schnell, conhecido também por ser o pai do Opel Calibra. Este desenha um pequeno compacto (3,62 metros) com um design soberbo, um tanto viril com as embaladeiras musculadas

5C611FEA-8575-4D57-83B5-C006FC162AA2
Apresentado em 1982, o Opel Corsa marca o início da Opel nos compactos.

Em 1982 surge então o Corsa A (habitualmente a Opel designa as várias gerações dos seus modelos pelas letras do alfabeto), que é de imediato um sucesso. Proposto inicialmente apenas em versão hatchback de 3 portas e uma versão 3 volumes de 2 portas, carroçaria muito apreciada em certos mercados. Como era o caso em Espanha, onde aliás o Corsa é produzido numa nova fábrica construída para o efeito, em Saragoça.

3339361B-F94C-424F-B9CE-822E75072820
Inicialmente proposto nesta versão 3 volumes para satisfazer alguns mercados adeptos do género.

Proposto unicamente a gasolina com o motor 1.0 de 45 cv e o 1.2 de 55 cv, o Opel Corsa propunha ainda o motor 1.3 de 70 cv na sua versão mais desportiva SR, que viria mais tarde a chamar-se Corsa GT, versão que fazia sonhar os jovens da altura (dos quais eu também fazia parte). Mas nem tudo eram rosas, com uma suspensão muito rija e uns travões medíocres o seu comportamento dinâmico não era dos melhores, com uma certa tendência a fugir de traseira.

4EBD074E-B7EE-41ED-BF3F-315B6CC77FA1
Opel Corsa GT, o automóvel que fez sonhar toda uma geração.

O Opel Corsa A teve uma longa carreira de 11 anos, muito provavelmente pela sua excelente qualidade de fabricação que lhe proporcionava uma fiabilidade e uma longevidade notável quando comparado com a concorrência. Isto sem falar no indestrutível motor diesel de origem Isuzu que surgiu a partir de 1988, assim como o turbodiesel de 70cv que era o mais rápido da sua categoria.

O Belo Corsa B

Depois de três milhões de unidades produzidas na sua primeira geração, o desafio era enorme para o Corsa B . O designer japonês Hideo Kodamo superou perfeitamente esse desafio apresentando um modelo com linhas mais arredondadas inspiradas no protótipo Opel Junior. Mais uma vez o Corsa agrada bastante e as vendas comprovam-no.

66F64E48-AFF5-4802-9DA3-DE460A6CCAD3
Logotipo formado pelas várias versões do Corsa B.

Original o Corsa B apresenta duas traseiras distintas consoante se trate de um 5 portas ou de um 3 portas, sendo este último considerado mais bem conseguido do ponto de vista estilístico, pelo formato dos faróis traseiros de maiores dimensões.

DIGITAL CAMERA
O Corsa B, teve várias variantes como esta de 3 volumes exclusiva para a América Latina.

Ao longo dos 7 anos de comercialização o Corsa B recebeu novos motores de 16 válvulas, assim como o inédito 3 cilindros de 1000 cm3. O Corsa B atingiu plenamente o objetivo, sendo produzidas mais de 4 milhões de unidades. Incluindo várias versões como o furgão Opel Combo e ainda um pick-up produzido para os países da América Latina, pela Chevrolet.

Corsa C

A partir de 2000 é a vez do Corsa C, que vê as suas dimensões aumentar de 10 cm (3,92), perdendo um pouco o charme da geração anterior e isso ressentiu-se nas vendas. Em 6 anos de produção saíram da fábrica 2,5 milhões de unidades.

O Corsa C marca o início do acordo estabelecido com a Fiat, que vai fornecer o motor diesel Multijet 1.3 de 70cv. Esta nova geração continua com os mesmos problemas de comportamento dinâmico, pois à exceção da versão desportiva GSI, as restantes versões continuavam com a suspensão menos sofisticada.

120FC8CE-503F-4302-9387-983765B3EFEF

Eu que o diga, o meu pai possui um Corsa C Elegance 1.2, de caixa robotizada Easytronic, de 2003, que me pregou um valente susto numa saída de auto-estrada, em que fugiu de traseira (a chamada sobreviragem) obrigando-me a utilizar a contra-brecagem para evitar uma saída de estrada.

Corsa D – O Italiano

A partir de 2006 surge o Corsa D, aproveitando o acordo da GM com a Fiat, esta geração vai utilizar a plataforma do recentemente renovado Fiat Punto assim como o motor diesel CDTI já utilizado na geração anterior.

Com esta plataforma o Corsa D cresce um pouco mais aproximando-se dos 4 metros. Mas onde vai fazer a diferença é no estilo com a sua proposta de duas carroçarias distintas consoante seja de 3 ou 5 portas. Desta vez não se limita apenas a algumas alterações na traseira como no Corsa B. Agora a versão 3 portas parece um pequeno coupé, acabando mais uma vez por ter mais sucesso que a versão 5 portas.

149D2FE9-DFAF-462F-A527-051205E968BF
Opel Corsa OPC – 230 Km/h, o mais rápido de sempre.

Destaque ainda para a versão desportiva OPC (Opel Performance Center) com 215cv tornando-se o Corsa mais rápido produzido até agora, atingindo 230 Km/h de velocidade máxima. Se as qualidades dinâmicas das primeiras gerações deixavam a desejar, o mesmo não se pode dizer do Corsa D produzido até 2014 num total de 2,8 milhões de unidades.

Corsa E

O novo Corsa E faz a sua apresentação no Mundial de Paris de 2014. Terminado o acordo GM/Fiat, a plataforma é totalmente revista, estilisticamente o Corsa mantém a mesma silhueta, mas com uma imagem próxima do Opel Adam para uniformizar a gama.

Sinal dos novos tempos, as motorizações vão concentrar-se na economia e na redução das emissões poluentes, o sacrificado será o Corsa OPC agora com 207cv, este será retirado rapidamente do catálogo devido às normas de poluição impostas. Mais tarde substituído pelo Corsa GSI de 150cv, para continuar a ter uma versão desportiva na gama.

5AB43998-F9A0-413D-AB5C-0E334150980C
O Corsa E teve a presença de Claudia Schiffer como madrinha na sua apresentação.

Sendo apenas produzido durante 5 anos a sexta geração totalizou 1,2 milhões de exemplares, sendo mesmo o automóvel mais vendido na Europa no passado mês de agosto.

O Corsa Chega à Meia Dúzia

A sexta geração do Opel Corsa apresentada no último salão de Frankfurt, marca uma nova etapa. Com a aquisição da Opel pelo grupo francês PSA, este renunciou ao projeto de renovação do Corsa 100% GM, obrigando a Opel a recomeçar de novo.

2019 Opel Corsa-e
Opel Corsa 2019

Assim esta nova geração repousa sobre a plataforma CMP do novo Peugeot 208, partilhando as mesmas dimensões, assim como a mesma distância entre eixos, a base do pára-brisas e os pilares das portas. Apesar de uma silhueta geral próxima, o novo Corsa apresenta um estilo menos agressivo próprio à Opel.

Mais baixo e comprido que o seu antecessor, o Opel Corsa pela primeira vez na sua história não terá versões de 3 portas, como começa a ser habitual no mercado.

Opel Corsa-e (2019) & Opel Corsa Luxus (1983)
O Corsa-e a versão elétrica do novo Corsa ao lado do seu antepassado.

A grande novidade será a versão elétrica Corsa-e que vai utilizar o mesmo motor previsto para os primos DS3 Crossback e Peugeot 208, que oferece 136 cv e uma autonomia de 330 quilómetros.

Resta esperar até novembro, para vê-lo ao vivo nos stands e confirmar a boa impressão que tive ao ver as fotografias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s