Sabes Como Funciona Um Híbrido ?

 

Numa maior necessidade de reduzir as emissões e cumprir as regras ambientais os fabricantes apostam cada vez mais nas soluções híbridas, enquanto aperfeiçoam as soluções totalmente elétricas. Os veículos híbridos estão equipados de dois motores: um térmico e um elétrico com o fim de reduzir o consumo de combustível ; mas existem várias combinações de motores e transmissões híbridas. Temos os híbridos clássicos também conhecidos por “full hybrid”; os híbridos recarregáveis conhecidos por “plug-in hybrid” e os híbridos ligeiros conhecidos por “mild-hybrid”

Os automóveis híbridos clássicos,também chamados « full hybrid » são os mais populares dos automóveis amigos do ambiente. Com certeza, já se cruzou com alguns nas nossas  estradas. Mas esta tecnologia nem sempre esteve na moda. Foi no ano de 1997 que a Toyota apresenta o Toyota Prius, o primeiro automóvel full hybrid comercializado. Uma inovação que marca o início do automóvel mais respeitoso do ambiente.39EB7200-BAC6-4DB1-9878-D48FA9E443DE

Funcionamento de um automóvel híbrido

Os automóveis híbridos possuem dois motores, um motor de combustão interna e um motor secundário elétrico que serve para auxiliar o motor de combustão interna permitindo deslocar o automóvel a baixa velocidade em modo 100% elétrico, apoiar as acelerações a velocidade mais elevada, aumentando o binário nos arranques.

Assim um automóvel “full hybrid” permite circular a baixa velocidade (30 a 50 Km/h) sem consumo de combustível durante uma distância limitada, quando estamos num engarrafamento ou quando realizamos uma manobra por exemplo, graças ao motor elétrico. Uma bateria de pequena capacidade fornece a energia necessária ao seu funcionamento, esta é recarregada durante as travagens e desacelerações utilizando a inércia do veículo. O motor elétrico funciona então como gerador, produz eletricidade que é armazenada na bateria.

Existem vários tipos de tecnologias híbridas “full hybrid” que distribuem o esforço entre o motor de combustão interna e o elétrico, utilizando sistemas de transmissão específicos. Se o mais corrente associa os dois motores no mesmo eixo, como é o caso da Toyota, alguns têm motores elétricos independentes associados ao eixo traseiro e o motor de combustão interna associado ao eixo dianteiro ou vice versa como é o caso da tecnologia Hybrid4 do grupo PSA ou ainda a Honda no novo Honda NSX.

Vantagens

  • São os mais acessíveis dos automóveis amigos do ambiente
  • Consumo de combustível reduzido
  • Aproveitar a energia cinética das travagens e desacelerações, o que não acontece nos automóveis tradicionais
  • Conforto de utilização urbana a baixa velocidade (silêncio, 100% elétrico)
  • Não necessita de ser recarregado

Desvantagens

  • Fraca capacidade da bateria, que apenas permite a circulação 100% elétrico no máximo 10 quilómetros  e a baixa velocidade
  • Nas auto-estradas e a velocidades elevadas, o motor elétrico não funciona e provoca um ligeiro aumento de combustível devido ao peso superior do veículo.

3 thoughts on “Sabes Como Funciona Um Híbrido ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s