Portugal Tem a Melhor Estrada para se conduzir.

 

Portugal possui a melhor estrada da Europa para conduzir.  Quem o diz é a Ford!   A Ford está decidida a encontrar a melhor estrada da Europa para se conduzir, para isso está realizando vários testes pela Europa fora para a série “Europe’s Greatest Driving Roads”, onde Steve Sutcliffe antigo piloto, agora convertido a jornalista automóvel percorre as várias estradas ao volante dos modelos da Ford desenvolvidos pela divisão Ford Performance.

989C3327-87A1-411F-8B41-A88B82C31888

Estrada Nacional 304

Em Portugal, a estrada escolhida foi a EN304 que liga Monção a Santa Marta de Penaguião, esta divide-se em três troços distintos: Covide – Rossas; Ribas – Mondim de Basto e Campeã – Santa Marta de Penaguião. A restante parte do traçado foi regionalizado segundo o complexo sistema de estradas português.

F308F042-4982-4343-A2B6-18FE527026C4O troço Ribas – Mondim de Basto que atravessa o Parque Natural  do Alavão recebeu a preferência de Steve Sutcliffe: “ a estrada é larga, tem uma superfície perfeita, oferece curvas bem ritmadas e vistas incríveis”. A sinuosa estrada nacional 304 não é pera doce, mas para condutores experientes é uma experiência inesquecível. E o melhor é que é pouco utilizada, o que surpreendeu Steve Sutcliffe – “Ao longo dos três dias de filmagens, apenas vimos uns vinte outros automóveis a percorrê-la”.

Ford Focus ST

O automóvel escolhido para esta viagem foi o novo Ford Focus ST (Sport Tecnology), que representa um passo em frente face ao anterior modelo, sobretudo a nível tecnológico. Agora com o motor EcoBoost de 2.3l do Mustang, mas com 280ch este Focus ST inclui o rev-matching (ponta tacão electrónico nas reduções); o sistema anti-lag do Ford GT que melhora o tempo de resposta do turbo. Esta versão estreia o diferencial autobloquante activo (e-LSD) para lhe oferecer uma melhor dinâmica, podendo entregar 100% do binário a apenas uma roda em caso de perda de tracção.  Viu ainda acrescentar-lhe amortecedores ajustáveis CCD (Continuously Controlled Damping) para um melhor equilíbrio entre conforto e eficácia.

A3589E4C-BA4A-4B22-95C0-43EBADA8FE46

Para além do Hot Hatch laranja, Steve Sutcliffe ainda teve oportunidade de experimentar a versão Station Wagon equipado com o segundo motor disponível, o EcoBlue de 2.0 l turbo diesel com 190ch, para os pais de família de vocação desportiva.

A estrada portuguesa foi a décima etapa desta série de vídeos, tendo a EN304 arrecadado 57 pontos em 60 possíveis, das seis categorias analisadas obteve pontuação máxima nas categorias: “fator emoção”, “hospitalidade”, “cenário” e “comes e bebes”.  A presença de unidades hoteleiras de qualidade e de baixo custo, em conjunto com excelentes pequenos cafés, as suas quedas de água (das maiores em Portugal) e o Parque Natural de Alavão nas proximidades contribuíram para este resultado.

3BAD992D-2739-46B2-BC6F-EAB72E4572E3

A Nacional 304 é assim a mais pontuada até à data, superando estradas míticas como  a Transfagarasan na Roménia, ou a Atlantic Ocean Road na Noruega. Mais uma razão para vir descobrir esta região.

Vive a Tua Paixão!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s