Visita à Exposição “Incomparables Bugatti” na Cité de l’Automobile

 

A Bugatti comemora este ano 110 anos de existência. O museu “Cité de L’automobile” em Mulhouse celebra este aniversário em parceria com a Bugatti apresentando a exposição temporária “Les Incomparables Bugatti”, onde reuniu 10 modelos emblemáticos, alguns únicos no mundo. Fui dar uma espreitadela e conto-vos como foi.

 

                   “ Se é comparável então não é um Bugatti “ – Ettore Bugatti

A Bugatti é uma marca que faz fantasiar qualquer petrohead , deve a sua origem a Ettore Bugatti oriundo de uma família de artistas, este era um apaixonado pela mecânica. Depois de colaborar com vários construtores decide em 1909 criar a sua própria empresa dedicada aos automóveis de luxo e de prestígio. Desde logo distinguiu-se na competição automóvel da primeira metade de séc.XX com um palmarés invejável, cerca de 10000 vitórias e 37 recordes. Ettore Bugatti criava os seus automóveis como verdadeiras peças de arte, resultando em modelos únicos no panorama automóvel anterior à Grande Guerra. Infelizmente com a morte do seu fundador a marca acaba por apagar-se nos anos 50.

img_4923

Depois de uma longa ausência o empresário italiano Romano Artioli tenta fazer renascer a mítica marca em 1991 com o Bugatti EB110, mas sem sucesso. Será o grupo Volkswagen a consegui-lo em 1998, pelas mãos de Ferdinand Piëch neto de um certo Ferdinand Porsche, que adquiriu a Bugatti para ser a montra tecnológica do grupo Volkswagen com os resultados que todos conhecemos.

Coleção Schlumpf

O museu “ Cité de L’Automobile” deve a sua criação à coleção dos irmãos Hans e Fritz Schlumpf que fizeram fortuna na indústria têxtil. Verdadeiros entusiastas de automóveis e de “Bugatti’s”em particular, decidem investir grande parte da sua fortuna na aquisição de automóveis clássicos, os quais são restaurados numa oficina especialmente criada para o efeito. Ao todo são armazenados em segredo cerca de 500 automóveis com o objetivo de abrir um complexo turístico constituído por um museu e vários hotéis, infelizmente o objetivo nunca foi concretizado. Após a grave crise têxtil dos anos 70, são obrigados a decretar falência. Após um período conturbado a coleção é salva e classificada património nacional para evitar a sua dispersão pelo mundo.

img_5021

Actualmente considerado o maior museu automóvel do mundo, o “Cité de l’Automobile”possui cerca de 400 automóveis expostos ao público e cerca de 200 nas suas reservas. Podemos encontrar  o Peugeot Type 8 de 1893 até ao Bugatti Veyron de 2005, retraçando a história da indústria automóvel. Possui ainda a maior coleção Bugatti do mundo, quem melhor para apresentar esta exposição.

Os Bugatti incomparáveis

A exposição “les incomparables Bugatti” transporta-nos através os 110 anos de história da Bugatti, desde o nascimento de Ettore Bugatti até à atualidade destacando todas as datas importantes. A presença de 10 modelos da marca é a cereja no topo do bolo. Imagino como deve ter sido complicado aos organizadores fazer esta seleção, tal é a beleza dos modelos produzidos por Bugatti.

img_4937
Bugatti Royale – carro pessoal de Bugatti, também conhecido por: Coupé do Patrão

Para destacar o passado glorioso da marca temos o Bugatti “Royale” Coupé Napoléon de 1929, também conhecido pelo “coupé do patrão” era o carro pessoal de Ettore Bugatti. Este Type 41 é um dos seis produzidos dos quais este museu possui três. Imponente pelas suas dimensões com 6,40 metros de comprimento; pelo seu motor de 12000cm3 com 300 cv; e pelas suas performances 200km/h de velocidade máxima. Este é sem duvida um dos mais excepcionais automóveis jamais construídos.

Um dos mais impressionantes desta exposição é o Bugatti Type 32 – “Tank de tour” outra das raridades apresentadas, construído para participar no Grande Prémio de França em 1923, este é uma revolução técnica e sobretudo estilística com a sua carroçaria “asa de avião” envolvente e de baixo perfil, fruto dos incessantes estudos aerodinâmicos realizados por Bugatti.

26607DF7-4AED-449E-A969-D39CDD331D23
Bugatti Type 32 Tank – Minimalista, funcional é uma harmonia estilística

Seguem-se o mítico Bugatti de turismo Type 57 S “Atlante” ; o Bugatti Type 51 “Grand Prix” concebido para suceder o famoso Type 35, um dos mais premiados em competição. E ainda o Type 251 Monoplace de 1956, o único  automóvel de fórmula 1 construído pela fábrica de Molsheim, este já com o filho Roland Bugatti aos comandos da empresa.

img_4936
Bugatti Type 251 Monoplace – Único F1 produzido pela Bugatti em 1956

Para representar o breve período italiano da Bugatti, temos o EB110 desenvolvido pelo empresário italiano Romano Artioli, antes da marca ser absorvida pelo grupo Volkswagen.

img_4944
Bugatti EB110 – homenagem ao fundador Ettore Bugatti assinalando os 110 anos do seu nascimento.

Para representar a era Volkswagen temos um Bugatti Chiron, um Bugatti Divo e o Bugatti Veyron residente do museu, nada mais nada menos que 4001ch reunidos.

Para terminar destaque para o Bugatti Galibier 16C um protótipo único concebido para assinalar o centenário da marca em 2009, tendo feito uma única aparição em público no Salão de Frankfurt 2010.  Modelo de 4 portas cheio de referências ao passado, nomeadamente ao Type 57 Galibier.

img_0369
Bugatti Galibier 16C – protótipo comemorativo do centenário da marca

Mas não só de automóveis é composta esta exposição, também nos apresenta algumas peças de arte ligadas à família Bugatti : esculturas de Rembrandt Bugatti e peças de mobiliário de Carlo Bugatti.

 

 

Esta é uma excelente exposição aberta ao público até ao dia 3 Novembro, num excelente museu que merece a visita de qualquer petrolhead. Eu por mim voltarei de certeza para explorar este imenso museu.

A exposição em imagens:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Vive a Tua Paixão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s