Desde sempre o Homem se preocupou com os meios de transporte terrestre. A primeira revolução deu-se com domesticação do cavalo 4000 anos A.C , triplicando a rapidez nas deslocações, sendo durante 60 séculos o meio de transporte dominante. Foi preciso esperar o séc. XIX para se dar uma nova revolução – o automóvel.
Após um século de experiências e invenções, foi no efervescente séc. XIX que o alemão Carl Benz vai revolucionar a vida dos homens, com o Benz Patent Motorwagen . Este veículo foi considerado como o primeiro automóvel : Um triciclo equipado com um motor monocilíndrico de 984 cm3, desenvolvendo 0,9 CV de potência e atingindo uma velocidade de 16 Km/h. Registrado com a patente número 37435 de 1886.
Sendo uma mente brilhante, Carl Benz não tinha jeito nenhum para os negócios, perdendo a confiança dos investidores . Apenas a sua esposa Bertha Benz o apoiou, investindo todo o seu dote na empresa do marido, permitindo a este desenvolver o seu invento. Foi ainda a própria que se encarregou de promover este estranho invento aos olhos da maioria das pessoas.
Assim, em 1888, com o propósito de provar a sua viabilidade como meio de transporte para viagens e sem o conhecimento do marido iniciou uma viagem de aproximadamente 100 Kms aos comandos do Benz Patent Motorwagen N.3 com dois dos seus filhos. Bertha saiu de casa de madrugada para dar início à sua grande aventura, quando chegava uma subida deixava o seu filho mais velho aos comandos para empurrar o veículo, reabasteceu numa farmácia (o primeiro posto de abastecimento do mundo) e substituiu os travões de couro nos sapateiros locais, chegando ao seu destino já de noite. Com esta publicidade, o invento de Carl Benz ficou conhecido criando uma das maiores empresas da época. Em 2008, este percurso The Bertha Benz Memorial Route foi oficialmente reconhecido como rota de herança industrial da humanidade.
No entanto, e quase em simultâneo, outro alemão contribuiu para o desenvolvimento do automóvel – Gottlieb Daimler. Este concebeu um motor a 4 tempos, um enorme sucesso, vendendo a licença de fabrico para vários países como por exemplo a França . Os nomes destes dois inventores foram associados em 1923 para formar a célebre empresa Daimler-Benz, sem que estes senhores se tenham alguma vez encontrado.
Se Carlz Benz é o inventor do automóvel, vários pioneiros franceses poderiam reivindicar este título. Amedée Bollé por exemplo, em 1875, fez a ligação entre Paris e Le Mans aos comandos de L’Obeíssante, um veículo a vapor de 12 lugares.
A indústria francesa, considerada berço do automóvel, nasceu em 1890 quando Panhard et Levassor adquiriu a licença Daimler e comercializaram o Type A, seguidos pela Peugeot com o Type 3 (equipado do mesmo motor) .